Política

Jó Pereira fala em “vacina pela educação" ao criticar cortes de recursos em instituições de ensino federais de AL

Deputada fez um paralelo do desinvestimento com a pandemia "Uma mata o presente. E a outra aniquila o nosso futuro.”

Por 7Segundos com assessoria 28/05/2021 08h08
Jó Pereira fala em “vacina pela educação' ao criticar cortes de recursos em instituições de ensino federais de AL
Deputada diz que Alagoas e o país precisam de duas vacinas: pela educação e contra a Covid-19 - Foto: Assessoria

Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira voltou a citar a importância de priorizar investimentos da educação pública, explanou sobre os trabalhos que a Comissão de Educação, da qual é presidente, vem realizando e fez o seguinte paralelo: “Nós nos encontramos, infelizmente, tristemente, em uma convergência entre a pandemia e o descaso da educação. Ambas matam. Uma mata o presente, ceifa vidas. E a outra mata, aniquila o nosso futuro.”

“Para garantir a retomada econômica segura da nossa pátria, do nosso estado, das pessoas, é necessário vacinação. Vacinar, vacinar e vacinar: esse tem que ser o mote principal nesse período de pandemia, e vacinar o mais vulnerável. Mas eu quero falar também de outra vacina, a única que funciona contra o atraso, contra o subdesenvolvimento, contra a perpetuação da pobreza de um povo, que é a sala de aula. Garantir a educação, desde o ensino infantil até a universidade: essa é a vacina que o Brasil precisa”, prosseguiu a parlamentar.

Jó criticou ainda os cortes de recursos na Universidade Federal de Alagoas e no Ifal, que nunca teve um orçamento tão baixo em sua história, destacando a necessidade de que tais investimentos sejam restabelecidos: “Nós precisamos restabelecer os recursos da educação, priorizá-la, pois nesse momento que a pandemia assola, a educação se torna cada vez mais essencial. Quem ama o Brasil, quem ama Alagoas, precisa garantir essas duas vacinas”.

Comissão de Educação


Segundo a parlamentar, a Comissão de Educação da Casa vem cobrando do Estado ações necessárias para a retomada das aulas na rede pública de ensino; adesão ao programa de busca ativa da Unicef, que tem ajudado os municípios no restabelecimento as matrículas, buscando as crianças e os adolescentes que estão fora das escolas; e o pagamento do auxílio financeiro, instituído por lei aprovada na Casa, para alunos da rede pública.

“Temos cobrado ao secretário de Educação a programação necessária para o volta às aulas, porque é preciso restabelecer também as condições físicas das nossas escolas para que esse retorno aconteça com segurança, principalmente agora, quando os profissionais da educação já estão sendo vacinados em muitos municípios de Alagoas”, pontuou.

A participação da agricultura familiar dentro dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo uma merenda escolar mais saudável para os estudantes, também foi outro ponto lembrado por Jó.

Sobre o acompanhamento que a comissão presidida por ela tem feito dos impactos na educação causados pelo fenômeno do afundamento do solo, no Pinheiro, Bebedouro e Mutange, a deputada relatou que a Braskem descumpriu o prazo (14 de maio) estabelecido para o encaminhamento das macro entregas do estudo que a mineradora está providenciado com relação a todas as unidades de ensino e equipamentos de educação localizados nos bairros atingidos.

“A Braskem justificou o atraso em razão de uma pactuação feita com a Secretaria de Estado de Educação, e eu gostaria de deixar claro para a mineradora e para todos os alagoanos e alagoanas que o relacionamento da empresa é feito com a Comissão de Educação, não é a Braskem com a secretaria. É um relacionamento direto com a Comissão”, explicou, anunciando que, no dia 11 de junho, durante reunião híbrida, o colegiado espera a finalização da contratualização, por parte da Braskem, da empresa que fará as macro entregas definidas junto às secretarias de Educação da capital e do estado.

Agenda em Brasília


Por fim, Jó fez um balanço da agenda de reuniões das quais participou na semana passada, em Brasília, e agradeceu a atenção do deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que viabilizou o diálogo com o setor produtivo - sobre a pauta nacional e a possibilidade de investimentos em Alagoas - e com a representação nacional da fabricação de biocombustível no país.

Ressaltou ainda o apoio do senador Fernando Collor, que intermediou visitas dela a ministérios, entre eles o da Infraestrutura, no qual foi recebida pelo ministro Tarcísio de Freitas. Como resultado do encontro, o ministro autorizou o DNIT em Alagoas a retomar a duplicação de trechos da BR-101 e a construção de passarelas em Junqueiro e São Sebastião.

A deputada também agradeceu ao senador Renan Calheiros e a deputada federal Tereza Nelma, líder da bancada alagoana, com os quais se reuniu.

Tags: