EJE e Ouvidoria da Mulher se reúnem com projeto “Eu voto em negra”
Pauta foi a consolidação de iniciativas parceiras que fortaleçam mulheres negras no processo eleitoral

Na tarde desta terça-feira (16), integrantes do projeto “Eu voto em negra” estiveram no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e se reuniram com o desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), e com a desembargadora eleitoral Natália Von Sohsten, ouvidora da Mulher do Tribunal. Na pauta da reunião, a consolidação de iniciativas parceiras que fortaleçam mulheres negras no processo eleitoral.
O Projeto “Eu Voto em Negra” faz parte da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, para tratar sobre a formação de mulheres negras do nordeste que se candidatam a cargos eletivos. O grupo coordena uma iniciativa que se chama “Vote em Negra”, que tem como objetivo geral fortalecer mulheres negras nas disputas políticas e eleitorais para ampliar o acesso delas ao Legislativo e Executivo.
“Ficamos muito contentes em recepcionar as líderes deste projeto tão representativo para as mulheres negras nordestinas. Já estamos pensando em como organizar iniciativas colaborativas para que a Justiça Eleitoral de Alagoas possa, assim que possível, focar nesta pauta tão importante para a democracia”, afirmou o desembargador Carlos Cavalcanti, diretor da Escola Judiciária.
Para a ouvidora da Mulher do TRE de Alagoas, a democracia no Brasil não é de fato acessível e assegurada a todos, uma vez que os conglomerados de poder restringem, excluem e intensificam discursos de opressão às minorias, como pessoas pretas, LGBT e mulheres, por exemplo.
“O caso é ainda mais sério quando dois ou mais desses grupos se encaixam dentro do perfil de um mesmo candidato na política. Tendo em vista essa disparidade no acesso aos cargos políticos, diversas leis e movimentos surgem para combater as desigualdades, e é por isto que o TRE de Alagoas está aberto para colaborar com este projeto”, explicou a desembargadora Natália Von Sohsten.
Últimas notícias

Homem é preso após agredir mãe e irmão e quebrar objetos de casa em Arapiraca

Ministro Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento de Robinho no STF

Homem é denunciado após empurrar esposa durante discussão sobre cocaína em Arapiraca

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 40 milhões

Motociclista é autuado após ser flagrado com barulho excessivo em Palmeira dos Índios

Adolescente de 15 anos é socorrida pela polícia durante trabalho de parto em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
