González se autoproclama presidente da Venezuela: ‘Ganhamos esta eleição’
‘Obtivemos 67% dos votos, enquanto Nicolás Maduro obteve 30%’, sustenta opositor em carta aberta
O principal opositor de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais venezuelanas, no último dia 28, Edmundo González Urrutia, autoproclamou-se vitorioso, nesta segunda-feira (5), enquanto aumentam as pressões internas e externas em torno da transparência do processo eleitoral no país.
“Vencemos esta eleição sem qualquer discussão”, afirmam em uma carta aberta Urrutia e a líder da oposição, María Corina Machado. O documento é assinado por ele como “presidente eleito da Venezuela”.
“Obtivemos 67% dos votos, enquanto Nicolás Maduro obteve 30%. Essa é a expressão da vontade popular. Vencemos em todos os estados do país e em quase todos os municípios. Todos os cidadãos são testemunhas desta realidade”, continuam.
O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) declarou a vitória de Maduro na madrugada de 29 de julho. Segundo o órgão, presidido por um chavista, o atual presidente obteve 51,95%, e González, 43,18%.
Os Estados Unidos, a Argentina e o Equador reconheceram a vitória do candidato da oposição. Por outro lado, Brasil, México e Colômbia adotaram um tom mais cauteloso.
Em nota conjunta, divulgada na quinta-feira (2), os três países citam “controvérsias sobre o processo eleitoral” e pedem aos agentes venezuelanos “cautela” para evitar o agravamento da situação no país.
O documento pede, ainda, a publicação dos dados eleitorais completos das atas de votação. “O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados”, destacam.
González e María Corina acusam Maduro de dar um “golpe de estado” ao reivindicar a vitória sem que o CNE tenha apresentado as atas das mesas de votação, algo crucial, segundo observadores internacionais, para atestar a transparência do resultado.
Venezolanos, ciudadanos militares y funcionarios policiales:
— Edmundo González (@EdmundoGU) August 5, 2024
Nuestro mensaje en esta hora decisiva para el futuro de la República. pic.twitter.com/Z7GWTH7rKM
Veja também
Últimas notícias
Homem é flagrado observando vizinha pela brecha do muro e se masturbando
Suspeito de duplo homicídio em Penedo é preso após mais de 20 anos foragido
Morre Marcos Dias Branco, bilionário cearense do grupo M. Dias Branco
Bilhete com ameaça de massacre é encontrado em escola de Coruripe
Homem é baleado, tenta se esconder e morre em recepção de hotel na Pajuçara
Deputado Fabio Costa reafirma apoio à PEC do fim da escala 6x1 aprovada na Câmara
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
