Governo oferece curso de tecnologia a jovens em cumprimento de medida socioeducativa
Parceria entre Seprev e Secti oportuniza profissionalização em área com grande demanda no mercado de trabalho
A parceria entre as secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) está formando dez jovens adultos em Introdução à Tecnologia da Informação. O curso, com carga horária de 40 horas, começou nesta quinta-feira (17) com aulas para esses alunos, que cumprem medida no Sistema Socioeducativo de Alagoas, no laboratório de informática de uma das unidades.
A iniciativa amplia a oferta de capacitações às quais os adolescentes e jovens em conflito com a lei já têm acesso no cronograma de atividades desenvolvidas na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Seprev. É a primeira vez que os socioeducandos têm acesso a um curso da área de tecnologia.
Para um jovem de 18 anos, as aulas serão fundamentais para o futuro dele fora da unidade, quando já estiver reinserido na sociedade. “Quando eu e os outros jovens que estão fazendo o curso comigo estivermos lá fora, vamos ter nossos certificados e, com eles, vamos poder correr atrás de um emprego. Isso é muito importante e eu agradeço a oportunidade”, disse.
O superintendente de Medidas Socioeducativas, Daniel Alcântara, ressaltou o caráter emancipatório do curso. “Essa capacitação oferece habilidades essenciais para o mercado de trabalho, que, hoje, demanda muita mão de obra na área de tecnologia. Isso ajuda os jovens participantes a se tornarem mais autônomos e confiantes, a se verem agentes de mudança em suas comunidades”, pontuou.
A secretária de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, reforçou que a intersetorialidade e o trabalho conjunto característicos da gestão estadual foram fundamentais para possibilitar a oferta do curso em questão.
“A parceria que firmamos com a Secti está levando o que há de mais atual no conhecimento em tecnologia para os jovens que cumprem medida no nosso Sistema Socioeducativo, jovens que, muitas vezes, só precisam de uma oportunidade para trilhar o caminho certo e prosperar na vida. É determinação do governador Paulo Dantas que nós, secretários, trabalhemos juntos para fazer Alagoas crescer cada vez mais. E é isso que estamos fazendo”, afirmou a gestora.
Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essa iniciativa, que oferece formação em tecnologia de forma gratuita, é um passo fundamental na missão de inclusão e reinserção social desses jovens.
“Sabemos que muitos deles enfrentam desafios significativos ao retornar à sociedade. Por isso, o Governo tem se empenhado em criar oportunidades reais para que esses jovens possam se preparar para o mercado de trabalho. Os cursos do Oxetech não apenas oferecem conhecimento técnico, mas também desenvolvem habilidades que são cada vez mais valorizadas no mundo atual. Queremos que esses jovens, ao saírem do sistema, tenham em mãos as ferramentas necessárias para conquistar sua independência e se reintegrar de forma digna à sociedade, por isso essa parceria é fundamental”, enfatizou Silvio.
Últimas notícias
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Ingra Soares anuncia fim de casamento com Zé Vaqueiro
Leo Pereira: antes e depois chama atenção após vitória do Flamengo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
