Segurança

Alagoas registra redução de crimes e anuncia investimentos na Segurança Pública em 2024

Relatório do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC) foi apresentado nesta quarta-feira (4) em uma reunião com o governador Paulo Dantas e autoridades

Por Jamerson Soares 04/12/2024 20h08 - Atualizado em 04/12/2024 20h08
Alagoas registra redução de crimes e anuncia investimentos na Segurança Pública em 2024
Governador Paulo Dantas estava presente na reunião - Foto: Reprodução

O estado de Alagoas tem apresentado resultados no combate à violência em 2024, com destaque para a redução significativa de crimes violentos letais e intencionais. Além disso, investimentos estruturais e o aumento da presença policial têm gerado um ambiente mais seguro para a população alagoana. Os dados foram apresentados durante uma reunião entre as autoridades policiais e o governador Paulo Dantas realizada nesta quarta-feira (4).

O mês de novembro foi atípico e exigiu grande empenho das forças de segurança em casos de grande repercussão. De acordo com o Relatório do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC), a Polícia Científica de Alagoas se destacou por sua atuação eficaz em diversos incidentes. 

Entre os casos mais notórios, está o da explosão de um botijão de gás no bairro Cidade Universitária, em Maceió, onde houve uma ação conjunta com os bombeiros e a Polícia Militar, além do esquadrão antibombas.

Outro caso de grande complexidade foi o do serial killer alagoano, identificado após um confronto balístico, que acabou revelando um histórico de crimes. O criminoso, que se via como um "justiceiro", foi responsável por sete feminicídios. A investigação pode ainda revelar mais vítimas.

O desastre na Serra da Barriga, que aconteceu no mês passado, também exigiu uma resposta imediata da Polícia Científica. Cerca de 10 peritos e médicos legistas trabalharam no local, com o apoio de equipes de Maceió e Arapiraca, o que contribuiu para uma rápida identificação das vítimas.

Entre os avanços conquistados pela Polícia Científica este ano, destaca-se a criação do Instituto de Criminalística do Agreste, que beneficiou 56 municípios da região. Além disso, foram nomeados 121 policiais científicos, o que resultou em melhorias no atendimento. A realização de 8 mutirões de balística também contribuiu para a redução de 61% no passivo de revólveres. Outro marco foi o recorde na emissão de documentos, com 322.933 RGs emitidos até novembro.

"Eu digo para a população, para todos os poderes do estado de Alagoas, que nós teremos em 2024 o melhor resultado da série histórica, o melhor resultado de todos os tempos na área da segurança pública. Parabenizo a todos vocês que se dedicam todos os dias a todo momento, 24 horas por dia, para defender o povo de Alagoas. Só existe prosperidade, oportunidade, uma condição real de nós evoluirmos que nós tivermos uma segurança pública efetiva", disse o governador Paulo Dantas.

Além do governador, também estavam presentes a Perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho Freire Silva, o secretário de Estado de Governo, Victor Pereira; o secretário-executivo de Gestão Interna, delegado José Carlos dos Santos; o secretário Executivo de Políticas Públicas da SSP, Coronel Patrick Madeiro, e o deputado estadual Alexandre Ayres.

Prisão de suspeitos

O trabalho policial também resultou em um número de prisões nos últimos meses. Em outubro e novembro de 2024, foram realizadas 150 prisões, sendo a maior parte delas por homicídios (43), organização criminosa (17) e tráfico de drogas (11). Também houve a prisão de suspeitos por estupro de vulneráveis (15), latrocínio (1) e roubo (7), entre outros crimes.

Redução de crimes violentos

Os números de homicídios e outros crimes violentos seguem em queda em Alagoas. Em outubro de 2024, foram registrados 79 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma redução de 33,05% em comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram contabilizados 118 casos. Em relação a 2012, quando o estado registrou 173 casos em outubro, a queda é de 54,33%, o que representa um salvamento de inúmeras vidas.

Em novembro, o número de CVLIs foi de 88, uma redução de 8,33% em relação ao mesmo mês de 2023 (96 casos). Quando comparado a novembro de 2012, a diminuição é de 42,1%.

Em Maceió, a queda também é expressiva. Em outubro, foram registrados 30 casos, uma redução de 28,57% em comparação com 2023 (42 casos). Já em novembro, o número foi de 31 casos, representando uma queda de 11,43% em relação a 2023 (35 casos). A redução é ainda mais significativa quando comparada a 2012, com uma queda de 34%.

A cidade de Arapiraca também teve avanços importantes. Em outubro de 2024, foram registrados 5 homicídios, uma queda de 61,54% em relação ao mesmo mês de 2023, quando houve 13 casos. Em novembro, foram 8 homicídios, representando uma redução de 38,46% em relação a 2023.

Avanços e investimentos

O secretário-executivo de Gestão Interna, delegado José Carlos dos Santos, ressaltou que os resultados são fruto do trabalho integrado das forças de segurança. "Esses avanços são reflexo da união e empenho de todos os setores da segurança pública, com apoio do governo estadual, para garantir a redução da criminalidade e a segurança da população", destacou.

Para o Secretário Executivo de Políticas Públicas da SSP, Coronel Patrick Madeiro, as operações pontuais, coordenadas com base em inteligência, têm sido decisivas para combater a criminalidade no estado. “Alagoas tem se tornado um exemplo de eficiência na segurança pública, com redução da criminalidade e aumento da confiança da população”.