Alagoas registra redução de crimes e anuncia investimentos na Segurança Pública em 2024
Relatório do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC) foi apresentado nesta quarta-feira (4) em uma reunião com o governador Paulo Dantas e autoridades
O estado de Alagoas tem apresentado resultados no combate à violência em 2024, com destaque para a redução significativa de crimes violentos letais e intencionais. Além disso, investimentos estruturais e o aumento da presença policial têm gerado um ambiente mais seguro para a população alagoana. Os dados foram apresentados durante uma reunião entre as autoridades policiais e o governador Paulo Dantas realizada nesta quarta-feira (4).
O mês de novembro foi atípico e exigiu grande empenho das forças de segurança em casos de grande repercussão. De acordo com o Relatório do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NEAC), a Polícia Científica de Alagoas se destacou por sua atuação eficaz em diversos incidentes.
Entre os casos mais notórios, está o da explosão de um botijão de gás no bairro Cidade Universitária, em Maceió, onde houve uma ação conjunta com os bombeiros e a Polícia Militar, além do esquadrão antibombas.
Outro caso de grande complexidade foi o do serial killer alagoano, identificado após um confronto balístico, que acabou revelando um histórico de crimes. O criminoso, que se via como um "justiceiro", foi responsável por sete feminicídios. A investigação pode ainda revelar mais vítimas.
O desastre na Serra da Barriga, que aconteceu no mês passado, também exigiu uma resposta imediata da Polícia Científica. Cerca de 10 peritos e médicos legistas trabalharam no local, com o apoio de equipes de Maceió e Arapiraca, o que contribuiu para uma rápida identificação das vítimas.
Entre os avanços conquistados pela Polícia Científica este ano, destaca-se a criação do Instituto de Criminalística do Agreste, que beneficiou 56 municípios da região. Além disso, foram nomeados 121 policiais científicos, o que resultou em melhorias no atendimento. A realização de 8 mutirões de balística também contribuiu para a redução de 61% no passivo de revólveres. Outro marco foi o recorde na emissão de documentos, com 322.933 RGs emitidos até novembro.
"Eu digo para a população, para todos os poderes do estado de Alagoas, que nós teremos em 2024 o melhor resultado da série histórica, o melhor resultado de todos os tempos na área da segurança pública. Parabenizo a todos vocês que se dedicam todos os dias a todo momento, 24 horas por dia, para defender o povo de Alagoas. Só existe prosperidade, oportunidade, uma condição real de nós evoluirmos que nós tivermos uma segurança pública efetiva", disse o governador Paulo Dantas.
Além do governador, também estavam presentes a Perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho Freire Silva, o secretário de Estado de Governo, Victor Pereira; o secretário-executivo de Gestão Interna, delegado José Carlos dos Santos; o secretário Executivo de Políticas Públicas da SSP, Coronel Patrick Madeiro, e o deputado estadual Alexandre Ayres.
Prisão de suspeitos
O trabalho policial também resultou em um número de prisões nos últimos meses. Em outubro e novembro de 2024, foram realizadas 150 prisões, sendo a maior parte delas por homicídios (43), organização criminosa (17) e tráfico de drogas (11). Também houve a prisão de suspeitos por estupro de vulneráveis (15), latrocínio (1) e roubo (7), entre outros crimes.
Redução de crimes violentos
Os números de homicídios e outros crimes violentos seguem em queda em Alagoas. Em outubro de 2024, foram registrados 79 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma redução de 33,05% em comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram contabilizados 118 casos. Em relação a 2012, quando o estado registrou 173 casos em outubro, a queda é de 54,33%, o que representa um salvamento de inúmeras vidas.
Em novembro, o número de CVLIs foi de 88, uma redução de 8,33% em relação ao mesmo mês de 2023 (96 casos). Quando comparado a novembro de 2012, a diminuição é de 42,1%.
Em Maceió, a queda também é expressiva. Em outubro, foram registrados 30 casos, uma redução de 28,57% em comparação com 2023 (42 casos). Já em novembro, o número foi de 31 casos, representando uma queda de 11,43% em relação a 2023 (35 casos). A redução é ainda mais significativa quando comparada a 2012, com uma queda de 34%.
A cidade de Arapiraca também teve avanços importantes. Em outubro de 2024, foram registrados 5 homicídios, uma queda de 61,54% em relação ao mesmo mês de 2023, quando houve 13 casos. Em novembro, foram 8 homicídios, representando uma redução de 38,46% em relação a 2023.
Avanços e investimentos
O secretário-executivo de Gestão Interna, delegado José Carlos dos Santos, ressaltou que os resultados são fruto do trabalho integrado das forças de segurança. "Esses avanços são reflexo da união e empenho de todos os setores da segurança pública, com apoio do governo estadual, para garantir a redução da criminalidade e a segurança da população", destacou.
Para o Secretário Executivo de Políticas Públicas da SSP, Coronel Patrick Madeiro, as operações pontuais, coordenadas com base em inteligência, têm sido decisivas para combater a criminalidade no estado. “Alagoas tem se tornado um exemplo de eficiência na segurança pública, com redução da criminalidade e aumento da confiança da população”.
Veja também
Últimas notícias
Polícia inicia investigação do caso de envenenamento com três vítimas em Penedo
Operação prende 11 suspeitos de integrar facção Comando Vermelho em Maceió e região
Prefeitura de Japaratinga anuncia cursos gratuitos de gastronomia na carreta-escola
Dupla mascarada rende funcionários e rouba caixa de mercado no interior de AL
Casal é preso após assaltar fármacia com moto roubada em Arapiraca; homem estava foragido
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
