Em audiência pública, Leonardo Dias defende soluções integradas para pessoas em situação de rua
Vereador presidiu, nessa segunda-feira (23), uma audiência pública com o objetivo de debater a crescente problemática das pessoas em situação de rua em Maceió
O encontro, ocorrido na Câmara Municipal de Maceió (CMM), reuniu representantes de diversas áreas, incluindo autoridades, entidades sociais e membros da população em situação de vulnerabilidade, para discutir soluções urgentes e sustentáveis.
Em seu pronunciamento, Leonardo Dias classificou como "inadmissível" uma cidade como Maceió enfrente uma situação onde pessoas vivem em condições de extrema vulnerabilidade em praças, esquinas e outros espaços públicos.
“Esses locais, além de não oferecerem condições adequadas de higiene e segurança, tornam-se focos de propagação de doenças e de violência, expondo não apenas os vulneráveis, mas toda a sociedade”, afirmou.
O vereador enfatizou que a situação também gera impactos socioeconômicos significativos, especialmente em áreas turísticas, como a orla da cidade e locais como a Praça Sinimbu. “O aumento do número de moradores de rua reflete diretamente no aumento da miséria e do desemprego. Isso não interessa a ninguém”, completou.
Dias destacou as emendas direcionadas por seu mandato, que totalizam mais de R$ 1 milhão para apoiar entidades como a Casa de Ranquines, utilizadas para alimentação e pagamento de profissionais de saúde. No entanto, ele reconheceu que ações pontuais não são suficientes.
"Nós precisamos criar mecanismos para que essa população tenha oportunidade de dar uma virada em suas vidas. O ideal é que eles não precisem de abrigos temporários, mas que tenham acesso à emprego e moradia fixa", afirmou.
O vereador também anunciou um projeto do Executivo municipal que será lançado em breve, com um edital para contratar 100 pessoas em situação de rua para trabalhar na zeladoria urbana, recebendo um salário mínimo e acompanhamento pela Casa de Ranquines.
“Nosso objetivo é que essas pessoas tenham suas casas e seus empregos. Temos conversado com o setor da construção para oferecer cursos de eletricista, pedreiro e outras profissões. O trabalho dignifica o ser humano”, disse.
Rafaele Machado, coordenadora nacional do Movimento de População em Situação de Rua, reforçou a necessidade de estudos que compreendam as causas dessa vulnerabilidade e a reativação do Comitê Municipal da População de Rua. “O modelo de abrigo tem sido um depósito de pessoas. O que vai resolver esse problema é trabalho, moradia e responsabilidade”, declarou. Ela também parabenizou o vereador Leonardo Dias por liderar a discussão na Câmara.
O secretário municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), Eduardo Marinho, destacou os avanços conquistados durante a gestão, como a implementação de três Centros Pop e casas de passagem. “Estamos qualificando os guardas que atendem essas pessoas e trabalhando para evoluir ainda mais nessas estruturas”, afirmou.
Frei Gabriel, representante da Casa de Ranquines, ressaltou a importância da união de esforços para garantir dignidade à população em situação de rua. “Se cada um fizer sua parte, alcançaremos resultados satisfatórios. O trabalho de acolhimento no Palácio dos Pobres é um exemplo de como podemos mudar vidas com unidade e compromisso”, afirmou.
Ao final da audiência, Leonardo Dias reforçou a urgência de medidas efetivas para lidar com o problema. “Não basta apenas discutir, é preciso agir. É preciso que essa audiência seja um ponto de partida para uma força-tarefa que envolva o poder público, entidades, moradores e a população em situação de rua”, concluiu.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
