PMAL forma 74 capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou na noite dessa sexta-feira (31) a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), turma 2024. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió, e coroou os esforços de capitães da PMAL, além de oficiais do Corpo de Bombeiros alagoano e das coirmãs do Acre, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e Piauí.
Após o momento de oração, conduzido pela capelania, foi realizada a homenagem ao veterano, prestando as devidas honras por todos os militares presentes ao coronel da reserva remunerada (R/R) Jurandir Araújo, ao coronel R/R Falconi, ao coronel R/R Marcel Fortes; ao coronel R/R Mário Jorge; ao tenente R/R Maurício Xavier e ao subtenente R/R Geraldo Francelino. O momento contou com a participação dos filhos de algum dos veteranos, capitães que estão entre os concluintes da turma.
A celebração também reconheceu o esforço dos três primeiros colocados, agraciados com diplomas. Os capitães Sebastião Grangeiro e Diego Bruno Barbosa, ambos da PM-AL e a capitã da PM da Bahia, Tatiana Soares - primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente - receberam os certificados das autoridades presentes no evento. Além disso, profissionais que participaram da etapa de conhecimento também tiveram suas contribuições reconhecidas.
Durante a solenidade, familiares do tenente-coronel Jozinaldo Anízio, que emprestou seu nome à turma, receberam homenagens in memoriam.
A capitã da PM-AL Camila Albuquerque estava entre os concluintes e destacou a relevância do período de curso para sua formação profissional.
“É um momento importante, em que começamos a pensar no comando estratégico e tomada de decisões no âmbito da corporação. As instruções, os relacionamentos e a troca de experiências serviram para nos impulsionar a vivência de mais comprometimento e mais responsabilidade, em busca de oferecer cada vez um melhor serviço à sociedade”, pontuou.
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância da qualificação para a carreira militar.
“Este é mais um degrau que os senhores avançam e tenho certeza que os conhecimentos adquiridos neste curso irão acompanhá-los durante a jornada. Que continuem firmes, sempre em aperfeiçoamento e comprometidos em adquirir e repassar conhecimentos”, disse aos formandos.
A mesa de honra foi composta, ainda, pelo desembargador Carlos Cavalcanti; pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Sérgio Verçosa; pelo subcomandante da PM-AL, coronel Neyvaldo Amorim; representando a PM do Rio de Janeiro, coronel Cristiano Gaspar; a PM do Acre, coronel Mário Jorge; a PM de Sergipe, coronel Carlos Rolemberg; o diretor de Logística, coronel Carlos Azevedo; o comandante da Academia Militar, tenente-coronel Mário Xavier; o diretor de Ensino, tenente-coronel Sérgio Galvão; a diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; o deputado estadual Cabo Bebeto e o professor Eraldo Ferraz.
O curso
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais habilita capitães da PMAL e de instituições coirmãs a estarem aptos aos cargos de comando destinados a oficiais-superiores. Neste ano, o curso teve duração de 620 horas/aulas. A etapa começou em julho de 2024 e seguiu até janeiro de 2025 com instruções teóricas e práticas.
O CAO tem o objetivo de aperfeiçoar e dar continuidade na formação de capitães, preparando-os para assumir funções na gestão estratégica das corporações. Com o curso, os oficiais passam a estar habilitados até o posto de tenente-coronel.
Veja também
Últimas notícias

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
