Política

Vereadores discutem sobre mobilidade urbana na Câmara Municipal de Maceió

Segundo o órgão, temas como transporte escolar e implantação de faixas exclusivas para motos foram debatidos nesta quinta-feira (13)

Por 7Segundos, com assessoria 13/02/2025 16h04 - Atualizado em 13/02/2025 16h04
Vereadores discutem sobre mobilidade urbana na Câmara Municipal de Maceió
Discussão aconteceu durante sessão na Câmara nesta quinta-feira (13) - Foto: Assessoria

A mobilidade urbana esteve no centro dos debates durante a sessão desta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Maceió. Os vereadores trataram sobre o transporte escolar de crianças da rede municipal de ensino e abordaram a necessidade de estudar a viabilidade da implantação de faixas exclusivas para motos em avenidas da cidade.

Os vereadores Rui Palmeira, Marcelo Palmeira, Allan Pierre e Jeannyne Beltrão apresentaram informações que colheram acerca do contrato para o transporte de estudantes em vigência no Município.

Rui questionou a suspensão da atividade esta semana, que gerou protestos de pais e mães de alunos, enquanto os demais parlamentares apontaram a existência de falhas na prestação do serviço e destacaram o trabalho da Prefeitura para retomar o transporte até a próxima segunda-feira.

O vereador Leonardo Dias, que integra a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, se comprometeu em colocar o assunto em pauta com os demais componentes para, junto ao Município, encontrar uma alternativa para o problema.

Uma possibilidade que está em discussão com órgãos da Prefeitura de Maceió é a substituição dos ônibus por vans de motoristas associados a entidades registradas em Maceió.

A ideia faz parte de um projeto de lei do vereador Chico Filho, que tomou como referência o modelo utilizado na cidade de São Paulo. Ele destacou que os municípios brasileiros em geral sofrem com a má prestação do serviço e citou os entraves do processo licitatório para a contratação na modalidade “menor preço”.

Como alternativa, o parlamentar apontou a realidade paulistana, onde foi implantado o Transporte Escolar Gratuito, o TEG. “O serviço é mesmo impressionante. A diretora da escola faz a matrícula da criança e, se for a mais de um quilômetro e meio de distância da residência do aluno, ela já aciona o transporte. Ele busca a criança e deixa na porta de casa, com todo conforto e segurança. Hoje, em Maceió, a criança tem que andar muitas quadras para pegar ônibus. Então é, na realidade, um transporte vencido, ultrapassado”, defendeu.

Motofaixas

Também movimentou o debate desta quinta, a indicação do vereador Samyr Malta solicitando ao Município um estudo para a implantação de faixas exclusivas para motos nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, até o Parque do Centenário, abrangendo os bairros Tabuleiro do Martins, Gruta de Lourdes e Farol.

O texto foi aprovado e contou com apoio de David Empregos, também autor de uma indicação para a implantação das motofaixas. Ele argumentou que, em outras capitais, a medida conseguiu reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.

“O trânsito de motos entre as faixas já existe, então porque não oficializar e colocar as faixas para organizar o nosso trânsito? Em São Paulo já existe a motofaixa, Salvador está implantando. Sou defensor da faixa exclusiva e recebi muito apoio das pessoas que usam o veículo aqui em Maceió”, apontou.

A sessão teve a presença dos 27 vereadores e aprovou ainda dezenas de indicações de melhorias para a cidade, como construção e reforma de praças, limpeza de galerias e outras obras.