Advogado acusado de fraudes em Alagoas é preso no Paraná durante operação
Crimes teriam sido cometidos em processo na comarca de Capela
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL), por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), informou nesta terça-feira (10) que deflagrou no último fim de semana a Operação Praedatorius Patronum (Patrono Predatório, em latim) e prendeu preventivamente um advogado na cidade de Paranavaí, no estado do Paraná.
A ação teve início a partir de uma comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que apontava possíveis irregularidades cometidas pelo advogado em um processo que tramita na comarca de Capela, no interior alagoano. As investigações revelaram que o suspeito teria praticado crimes como fraude processual, falsidade ideológica e patrocínio infiel.
De acordo com a Polícia Civil, ele atuava em um processo civil representando uma pessoa que sequer tinha conhecimento da existência da ação ajuizada supostamente em seu benefício. Diante dos fatos, a PCAL representou pela expedição de mandados judiciais, que foram deferidos pela Comarca de Capela.
A equipe da Dinpol, sob coordenação do delegado Thales Araújo, deslocou-se até a cidade de Paranavaí, no Paraná, onde contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e com o suporte tático-operacional da 8ª Subdivisão da PCPR, sob coordenação do delegado Francisco Gilson Filho e do chefe de operações da 8ª SDP, Marcelo Trevizan.
Durante o cumprimento dos mandados — ao todo, seis de busca e apreensão e um de prisão preventiva — foram apreendidos computadores, celulares e diversas documentações referentes à atuação do investigado em processos no estado de Alagoas.
O delegado Thales Araújo também enfatiza a parceria entre as instituições. "Mais uma operação interestadual exitosa realizada pela Polícia Civil de Alagoas, com apoio da Polícia Civil do Paraná. A integração das forças policiais em todo o Brasil aprimora o conhecimento das práticas criminosas, aumenta a eficiência das operações policiais e cria mecanismos de prevenção e repreensão contra o crime", disse o diretor da Dinpol/PCAL.
Todo o material apreendido será analisado para aprofundar a apuração e reunir mais provas da materialidade dos crimes supostamente cometidos pelo advogado no exercício da profissão.

Veja também
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
