Maria da Penha vai à Escola: lei de Teca Nelma promove prevenção à violência contra a mulher nas escolas
A lei cria um programa que leva às escolas atividades educativas, debates e formações sobre os direitos das mulheres

Neste mês de Agosto Lilás, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça a importância de iniciativas que vão além da punição e colocam a prevenção como prioridade. Entre elas, o Maria da Penha vai à Escola, lei municipal de sua autoria, se destaca por promover informação, diálogo e transformação social diretamente nas salas de aula da rede pública de Maceió.
Aprovada para ser uma política permanente no município, a lei cria um programa que leva às escolas atividades educativas, debates e formações sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e os canais de denúncia disponíveis. A proposta é sensibilizar e capacitar tanto os estudantes quanto os profissionais da educação, fortalecendo a rede de proteção e criando um ambiente seguro para falar sobre o tema.
Para Teca, o Maria da Penha vai à Escola dialoga diretamente com a proposta do Agosto Lilás, que não se limita a denunciar, mas busca prevenir a violência e proteger as vítimas. “A educação é uma das ferramentas mais poderosas para mudar realidades. Ao falar sobre violência de gênero desde cedo, estamos formando uma geração que reconhece abusos, entende seus direitos e sabe como agir diante de situações de violência. Prevenir é tão importante quanto punir”, afirma.
O programa também oferece formações específicas para professores, conselheiros tutelares e outros agentes públicos, de forma a garantir que eles tenham ferramentas práticas para identificar sinais de violência, acolher as vítimas e acionar os órgãos competentes. Além disso, prevê a produção e distribuição de materiais informativos e a realização de ações que incentivem o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência de gênero.
A campanha Agosto Lilás foi criada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da Lei Maria da Penha e para mobilizar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher. Em Maceió, ações como o Maria da Penha vai à Escola reforçam que a mudança cultural necessária para erradicar esse tipo de violência começa pela conscientização e pelo diálogo.
Com a execução da lei, a expectativa é alcançar, de forma contínua, estudantes de todas as idades, profissionais da rede municipal de ensino e comunidades inteiras, ajudando a construir um futuro em que o respeito, a igualdade e a segurança sejam direitos garantidos para todas as mulheres.
Veja também
Últimas notícias

Adolescente é morto a tiros e enterrado em cova rasa em Rio Largo; polícia investiga

Virginia Fonseca diz que rompeu com Neymar após ligação polêmica de madrugada: 'Contrato acabou'

'Mais tatuado do Brasil' surge irreconhecível após passar por nova sessão de remoção de tatuagens no rosto
Corrida Agosto Lilás mobiliza centenas de traipuenses pelo fim da violência contra a mulher

Suplente de vereador xinga PM de ‘b*sta’, mas se arrepende e pede desculpas no Pilar

Justiça responsabiliza Estado de São Paulo por morte de alagoano executado pela PM
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
