Maria da Penha vai à Escola: lei de Teca Nelma promove prevenção à violência contra a mulher nas escolas
A lei cria um programa que leva às escolas atividades educativas, debates e formações sobre os direitos das mulheres
Neste mês de Agosto Lilás, dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça a importância de iniciativas que vão além da punição e colocam a prevenção como prioridade. Entre elas, o Maria da Penha vai à Escola, lei municipal de sua autoria, se destaca por promover informação, diálogo e transformação social diretamente nas salas de aula da rede pública de Maceió.
Aprovada para ser uma política permanente no município, a lei cria um programa que leva às escolas atividades educativas, debates e formações sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e os canais de denúncia disponíveis. A proposta é sensibilizar e capacitar tanto os estudantes quanto os profissionais da educação, fortalecendo a rede de proteção e criando um ambiente seguro para falar sobre o tema.
Para Teca, o Maria da Penha vai à Escola dialoga diretamente com a proposta do Agosto Lilás, que não se limita a denunciar, mas busca prevenir a violência e proteger as vítimas. “A educação é uma das ferramentas mais poderosas para mudar realidades. Ao falar sobre violência de gênero desde cedo, estamos formando uma geração que reconhece abusos, entende seus direitos e sabe como agir diante de situações de violência. Prevenir é tão importante quanto punir”, afirma.
O programa também oferece formações específicas para professores, conselheiros tutelares e outros agentes públicos, de forma a garantir que eles tenham ferramentas práticas para identificar sinais de violência, acolher as vítimas e acionar os órgãos competentes. Além disso, prevê a produção e distribuição de materiais informativos e a realização de ações que incentivem o protagonismo juvenil no enfrentamento à violência de gênero.
A campanha Agosto Lilás foi criada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da Lei Maria da Penha e para mobilizar esforços no enfrentamento à violência contra a mulher. Em Maceió, ações como o Maria da Penha vai à Escola reforçam que a mudança cultural necessária para erradicar esse tipo de violência começa pela conscientização e pelo diálogo.
Com a execução da lei, a expectativa é alcançar, de forma contínua, estudantes de todas as idades, profissionais da rede municipal de ensino e comunidades inteiras, ajudando a construir um futuro em que o respeito, a igualdade e a segurança sejam direitos garantidos para todas as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Incêndio atinge apartamento no Antares e mobiliza Corpo de Bombeiros
Justiça restabelece prisão preventiva de professor investigado por pedofilia em Murici
Operação Pé na Areia prende oito pessoas ligadas ao Comando Vermelho em Alagoas
Francisco Sales critica abastecimento de água e cobra fiscalização das concessionárias em AL
Colisão entre carro e moto deixa vítima ferida na AL-101 Norte em Maragogi
Plenarinho aplica redações para 4700 estudantes de escolas de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
