Governador sanciona lei que institui a plataforma Alagoas Inteligente
A Lei estabelece que todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado disponibilizem serviços on-line na plataforma AI
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, sancionou a lei que institui o uso da plataforma Alagoas Inteligente (AI) no Estado. Lançada há cerca de dois meses pelo Poder Executivo Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a plataforma reúne dezenas de serviços on-line oferecidos pelo governo à população. A assinatura da lei e seus detalhes constam no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12).
A Lei nº 9.720, de 7 de novembro de 2025, determina que a plataforma, coordenada pela Seplag, concentre os serviços digitais de todos os órgãos da administração pública direta e indireta do Estado. A regulamentação tem como objetivos reduzir atendimentos presenciais, simplificar o acesso às informações e garantir o acompanhamento dos serviços institucionais com autonomia de cada órgão prestador.
“A Lei que estabelece a plataforma Alagoas Inteligente é, sem dúvida, um marco histórico para o nosso Estado, consolidando um legado permanente na política pública do Governo de Alagoas”, conta Phelipe Vargas, secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Seplag.
Para cumprir a determinação, os órgãos e entidades do Governo de Alagoas deverão designar equipes técnicas responsáveis pelos serviços já disponíveis ou que venham a ser incluídos na plataforma, além de propor o desenvolvimento de novos serviços públicos digitais. Também deverão transformar atendimentos presenciais em digitais e garantir a compatibilidade da plataforma com múltiplos dispositivos e navegadores.
As recomendações orientam ainda que os serviços on-line ofereçam ampla acessibilidade à população, assegurando que o atendimento digital não restrinja o direito do cidadão ao atendimento presencial sempre que este for preferido ou necessário. Também estão previstas pesquisas de satisfação, além da disponibilização de canais de ouvidoria e de solicitação de acesso à informação.
O texto da lei estabelece que a plataforma AI será responsável pela identificação digital dos usuários, com métodos próprios de login e compatibilidade com o login do gov.br, além de validações de dados nas bases do Estado e emissão de certificados e assinaturas digitais. Os órgãos e entidades deverão auxiliar os usuários na obtenção desses certificados e assinaturas.
O monitoramento das informações constantes na Carta de Serviços ao Usuário ficará sob responsabilidade da Controladoria-Geral do Estado (CGE).
Para o desenvolvimento da plataforma, o Governo de Alagoas, por meio da Seplag, firmou parceria com a empresa X-VIA Tecnologia Ltda., especializada em soluções de governo digital no Brasil.
"Este projeto estratégico é um compromisso com a eficiência da máquina pública. Ele otimiza a gestão, reduz custos e libera nossos servidores para tarefas mais complexas e estratégicas, permitindo que o Estado invista ainda mais naquilo que realmente importa: o bem-estar e o desenvolvimento de nossa gente. O AI faz parte do Programa Alagoas Mais Digital, iniciativa que prevê economia de mais de R$20 milhões aos cofres públicos e mais de R$35 milhões aos cidadãos por meio do Governo Digital”, reforça a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Para acessar a plataforma, basta baixar o aplicativo AI, disponível para dispositivos iOS e Android, ou acessar o site: https://ai.al.gov.br.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
