Brasil tem 1,5 mil casos confirmados de sarampo, diz ministério
Maioria dos casos ainda é registrados no Amazonas: foram 1.211 até esta terça-feira (28).
O Brasil registrou 1.553 casos de sarampo até esta terça-feira (28), segundo atualizou o Ministério da Saúde. A maior parte desses registros ocorreu no Amazonas, com 1.211 infecções, sendo que 6.905 suspeitas ainda estão sob investigação pelos órgãos de saúde.
Roraima também apresenta um surto da doença: 300 casos foram registrados, com 70 ainda em investigação. Outros estados também apresentaram casos, mas o governo ainda não classificou como "surto". Veja os números do sarampo por estado:
Casos de sarampo no Brasil até esta terça-feira (28)
ESTADOCASOS CONFIRMADOS
AMAZONAS1211
RORAIMA300
SÃO PAULO2
RIO DE JANEIRO18
RIO GRANDE DO SUL16
RONDÔNIA2
PERNAMBUCO2
PARÁ2
Fonte: Ministério da Saúde
Dia extra contra a vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite deve terminar nesta sexta-feira (31). Mesmo assim, os estados que não atingiram a meta de cobertura vacinal de suas crianças deverão abrir seus postos de saúde neste sábado (1º) para mais um 'Dia D' contra essas duas doenças. Até esta terça-feira (28), 3,3 milhões de crianças não tinham recebido uma dose.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independentemente da situação vacinal e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. Todas as crianças com idade de 1 até 5 anos devem comparecer nas unidades de saúde – exceto as que já se vacinaram contra as duas doenças nos últimos 30 dias.
O único estado que cumpriu a meta foi o Amapá com 99,81% para a pólio e 99,43% para o sarampo. Os estados com pior cobertura são Rio de Janeiro, com 51,2% para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, com 54% pólio e 53,7% sarampo.
A campanha tem por objetivos:
Vacinar quem nunca tomou a vacina;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomielite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Em relação à paralisia infantil (poliomielite), trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.
O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.
O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
