Venezuelanos recebem diversas vacinas no Brasil
Imunização compulsória ocorre de acordo com a idade e a condição dos imigrantes
Parte da atenção médica concedida aos venezuelanos que buscam chances melhores no Brasil, a vacinação tem sido uma ferramenta fundamental para proteger os imigrantes e os próprios brasileiros. Além de garantir a imunização gratuita contra doenças, a medida é também uma exigência para todos os imigrantes que desejam receber ajuda humanitária e social no Brasil.
Com a medida, os imigrantes têm acesso a todas as vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação. No total, estão disponíveis 19 vacinas para mais de 20 doenças. Assim como no caso dos brasileiros, elas são recomendadas de acordo com o público-alvo, determinado em função da idade e da condição da pessoa. Existem doses específicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
Proteção
A exigência da vacinação é, acima de tudo, uma medida de proteção coletiva, para proteger toda a população. Com a entrada de venezuelanos, foi identificado o genótipo do vírus (D8) que circula no país vizinho e está está relacionado ao surto de sarampo em Roraima e no Amazonas. De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde em 28 de agosto, de todos os 1.553 casos diagnosticados no Brasil este ano, 1.211 foram no Amazonas e 300, em Roraima.
Para os venezuelanos que desejem ser levados para outras unidades da federação, por exemplo, a imunização é compulsória. Turistas, pessoas que apenas solicitarem visto de passagem pelo País e quem não necessitar do apoio social brasileiro não terão a obrigação de tomar as vacinas.
Veja também
Últimas notícias
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Moto-taxista morre em grave acidente próximo à entrada de Coruripe
Médico é executado a tiros em frente a unidade de saúde na zona rural de Arapiraca
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
