?Plataforma agiliza resolução de conflitos entre consumidores e empresas
80% das reclamações registradas no site consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas em um prazo médio de sete dias
Resolver conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. Esse é o objetivo do site consumidor.gov.br, criado em 2014 e mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Praxedes, a ferramenta contribui para evitar a judicialização dos casos. "Muitos conflitos são solucionados antes mesmo de virarem processos. É importante que as pessoas saibam da existência dessa plataforma e que os magistrados que lidam com demandas de consumo tomem conhecimento dessa ferramenta e a divulguem", afirmou o desembargador, que em novembro do ano passado assinou termo de cooperação técnica com a Senacon visando à ampliação da divulgação da plataforma no Estado. O acordo também contou com a participação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Como funciona
O consumidor se cadastra no site e verifica se a empresa da qual possui queixa está cadastrada na plataforma. Ele, então, registra a sua reclamação e a empresa tem até dez dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para avaliar a resposta da referida empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não. Ele também indica seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
A ferramenta é gratuita, sendo também monitorada pelos Procons, pelas Defensorias Públicas e Ministérios Públicos estaduais.
Veja também
Últimas notícias
Moraes envia à PGR laudo de que Bolsonaro violou tornozeleira
Lula rebate ataque de Zezé Di Camargo ao SBT: “Cretinice”
Fraude no INSS: “Se tiver filho nisso, ele será investigado”, diz Lula
Corpo é achado boiando em praia do Litoral Norte de Maceió
Casa da Mulher Alagoana funcionará 24h durante o recesso do Judiciário
Semed orienta responsáveis sobre matrículas de crianças alocadas nos novos Gigantinhos
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
