?Plataforma agiliza resolução de conflitos entre consumidores e empresas
80% das reclamações registradas no site consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas em um prazo médio de sete dias

Resolver conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. Esse é o objetivo do site consumidor.gov.br, criado em 2014 e mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Praxedes, a ferramenta contribui para evitar a judicialização dos casos. "Muitos conflitos são solucionados antes mesmo de virarem processos. É importante que as pessoas saibam da existência dessa plataforma e que os magistrados que lidam com demandas de consumo tomem conhecimento dessa ferramenta e a divulguem", afirmou o desembargador, que em novembro do ano passado assinou termo de cooperação técnica com a Senacon visando à ampliação da divulgação da plataforma no Estado. O acordo também contou com a participação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Como funciona
O consumidor se cadastra no site e verifica se a empresa da qual possui queixa está cadastrada na plataforma. Ele, então, registra a sua reclamação e a empresa tem até dez dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para avaliar a resposta da referida empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não. Ele também indica seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
A ferramenta é gratuita, sendo também monitorada pelos Procons, pelas Defensorias Públicas e Ministérios Públicos estaduais.
Veja também
Últimas notícias

Navio da Marinha abre para visitação pública no Porto de Maceió neste sábado (19)

Com programação gratuita, Arapiraca realiza Semana da Diversidade a partir de sexta (25)

Arapiraca recebe Circuito Musical Sons e Dons neste domingo (20)

Obras de arte roubadas de artista plástica baiana são recuperadas pela polícia

Igreja faz sessão de tatuagem coletiva em fiéis e gera críticas nas redes sociais

Acusado de matar motorista por aplicativo vai a júri popular nesta quinta em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
