?Plataforma agiliza resolução de conflitos entre consumidores e empresas
80% das reclamações registradas no site consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas em um prazo médio de sete dias

Resolver conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. Esse é o objetivo do site consumidor.gov.br, criado em 2014 e mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. Atualmente, 80% das reclamações registradas na plataforma são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Praxedes, a ferramenta contribui para evitar a judicialização dos casos. "Muitos conflitos são solucionados antes mesmo de virarem processos. É importante que as pessoas saibam da existência dessa plataforma e que os magistrados que lidam com demandas de consumo tomem conhecimento dessa ferramenta e a divulguem", afirmou o desembargador, que em novembro do ano passado assinou termo de cooperação técnica com a Senacon visando à ampliação da divulgação da plataforma no Estado. O acordo também contou com a participação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Como funciona
O consumidor se cadastra no site e verifica se a empresa da qual possui queixa está cadastrada na plataforma. Ele, então, registra a sua reclamação e a empresa tem até dez dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para avaliar a resposta da referida empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não. Ele também indica seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
A ferramenta é gratuita, sendo também monitorada pelos Procons, pelas Defensorias Públicas e Ministérios Públicos estaduais.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Arapiraca convoca do concurso da Guarda para exame antropométrico e teste de aptidão física

Câmara de São Luís do Quitunde aprova LDO e Sistema de Loteria Municipal

Movimentações internas na Defensoria não comprometem ações contra a Braskem nem o atendimento à população

Matriz de Camaragibe inicia campanha Agosto Lilás

Pesquisa do Procon Maceió aponta variação de preços para presentes do Dia dos Pais

Senadores bolsonaristas se acorrentam em protesto contra prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
