Fiocruz vai fabricar remédio para HIV, o que deve ampliar seu acesso
Centro de pesquisa já produz antirretroviral em parceria com laboratórios privados e irá passar a fabricá-lo integralmente, reduzindo gastos públicos
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, vai produzir integralmente o Duplivir, medicamento antirretroviral utilizado no tratamento para o HIV distribuído pelo SUS. A previsão é que essa fabricação comece em agosto.
O remédio já é produzido no Brasil pela Fiocruz em parceria com laboratórios privados e passará a ser fabricado totalmente pela fundação. Para que a fabricação seja liberada, a Farmanguinhos, do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, espera a última aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Somente nos primeiros quatro meses de 2019, a Farmanguinhos produziu cerca de 30 milhões de comprimidos. A meta é que até o final do ano sejam totalizados 75 milhões de fármacos, que serão oferecidos pelo SUS.
Jorge Mendonça, diretor da Fiocruz, afirmou, por meio de nota, que a produção integral dos medicamentos pela Fiocruz economizará dinheiro dos cofres públicos e garantirá o fornecimento dos insumos para a rede pública de saúde, o que poderá ampliar o acesso das pessoas ao tratamento.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
