Subsídio de energia para templos religiosos custaria 30 mi por ano
Gastos seriam pagos pelos consumidores de energia em geral por meio de encargo cobrado nas contas; assunto é avaliado por Ministério da Economia
A pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os ministérios de Minas e Energia e da Economia estudam a criação de um subsídio para reduzir os custos de templos religiosos com energia elétrica. Segundo o ministro Bento Albuquerque, a política exigiria cerca de 30 milhões de reais por ano e seria bancada por consumidores de energia em geral por meio de encargo cobrado nas contas de luz.
“Analisamos no Ministério de Minas e Energia para verificar o quanto poderia impactar e verificou-se que são valores quase insignificantes”, afirmou o ministro em entrevista à Reuters. O titular da pasta disse ainda que a demanda dos religiosos pelo desconto é antiga. “O pleito é de todos os templos, de todos os segmentos religiosos. 92% da população brasileira, de acordo com as pesquisas, o último censo, tem alguma prática religiosa. E o governo é sensível a isso “, argumentou.
Segundo o ministro, o assunto está em avaliação também no Ministério da Economia. A criação do incentivo aos templos religiosos, se confirmada, iria na contramão de planos do próprio Ministério de Minas e Energia, que em meio a estudos para modernização da regulação do setor elétrico falou no final do ano passado em atuar pela “racionalização de encargos e subsídios”.
O Ministério da Economia, que será consultado sobre a medida em avaliação no governo, publicou no mês passado estudo crítico ao excesso de encargos cobrados na conta de luz dos brasileiros. O documento, da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, afirma que diversas despesas e subsídios custeados pelos encargos “não se justificam” e geram distorções “sem qualquer benefício aos consumidores”.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
