Subsídio de energia para templos religiosos custaria 30 mi por ano
Gastos seriam pagos pelos consumidores de energia em geral por meio de encargo cobrado nas contas; assunto é avaliado por Ministério da Economia

A pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os ministérios de Minas e Energia e da Economia estudam a criação de um subsídio para reduzir os custos de templos religiosos com energia elétrica. Segundo o ministro Bento Albuquerque, a política exigiria cerca de 30 milhões de reais por ano e seria bancada por consumidores de energia em geral por meio de encargo cobrado nas contas de luz.
“Analisamos no Ministério de Minas e Energia para verificar o quanto poderia impactar e verificou-se que são valores quase insignificantes”, afirmou o ministro em entrevista à Reuters. O titular da pasta disse ainda que a demanda dos religiosos pelo desconto é antiga. “O pleito é de todos os templos, de todos os segmentos religiosos. 92% da população brasileira, de acordo com as pesquisas, o último censo, tem alguma prática religiosa. E o governo é sensível a isso “, argumentou.
Segundo o ministro, o assunto está em avaliação também no Ministério da Economia. A criação do incentivo aos templos religiosos, se confirmada, iria na contramão de planos do próprio Ministério de Minas e Energia, que em meio a estudos para modernização da regulação do setor elétrico falou no final do ano passado em atuar pela “racionalização de encargos e subsídios”.
O Ministério da Economia, que será consultado sobre a medida em avaliação no governo, publicou no mês passado estudo crítico ao excesso de encargos cobrados na conta de luz dos brasileiros. O documento, da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, afirma que diversas despesas e subsídios custeados pelos encargos “não se justificam” e geram distorções “sem qualquer benefício aos consumidores”.
Últimas notícias

Justiça mantém condenação de Kel Ferreti por estupro e ressalta medidas cautelares

Prefeitura de Palmeira avança na construção de 300 casas novas no Conjunto Antônio Ribeiro

Chico Filho comemora novas permissões para taxistas em Maceió

Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió

Colisão entre carro e carreta deixa feridos na AL-220, em São José da Tapera

Após atuação da Defensoria, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
