Médico Luís Eduardo de Magalhães desmente áudio que indica uso da hidroxicloroquina
Médico nega autoria do áudio, afirma que foi vítima de fake news e diz que não concorda com as ideias divulgadas

Um áudio atribuído ao médico Luís Eduardo de Magalhães Lima, no qual ele supostamente comenta algumas teorias sobre o novo coronavírus, está circulando em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas. O áudio é acompanhado de um texto dizendo que o médico seria um dos sócios do Hospital Arthur Ramos e presidente da Associação dos Médicos de Alagoas. Tanto o áudio quanto o texto são falsos.
O médico Luís Eduardo de Magalhães Lima, além de não trabalhar em nenhuma das instituições citadas na mensagem que está circulando, também diz que o áudio não foi gravado por ele, que é cardiologista, trabalha no Hospital Universitário e no Hospital do Coração, além de ser vice-presidente da Sociedade Alagoana de Cardiologia.
No áudio, o homem indica a compra de remédios e a automedicação pela população: “Vai vir o teste rápido dentro de 15 a 20 dias no Brasil inteiro [...] Em 15 minutos você sabe o resultado, deu positivo [...] inicia o tratamento com a hidroxicloroquina [...] É um caso onde a observação médica superou a ciência [...] A comprovação está vindo depois [...] 90% das pessoas não vão ter nada [...] Não precisa desse isolamento horizontal”.
O médico Luís Eduardo de Magalhães chegou a dar entrevista em rádio para desmentir o caso. “Estou muito triste por ser vítima de fake news. Nesta manhã, um programa na rádio colocou esse áudio falso no ar e minutos depois eu entrei por telefone para desmentir. Nem a voz, nem as ideias são minhas. No momento, estou em casa em quarentena, afastado das minhas atividades em virtude da suspeita de Covid-19”, explicou o médico.
Vale ressaltar que a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) emitiu um parecerconsiderando precoce o uso de Hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 e alertando para os efeitos colaterais. O uso do remédio é decidido pelos médicos, avaliando cada caso, e não deve ser feito por conta própria, por meio de automedicação.
Quem gravou o áudio também diz que 86% dos municípios brasileiros não registraram casos do novo coronavírus, mas essa informação também é falsa. De acordo com um levantamento do Brasil.IO, com dados das Secretarias de Estado da Saúde, o coronavírus já atinge 61% dos municípios brasileiros.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
