Com articulação de Pedro Vilela e Rodrigo Cunha, veto à emenda de JHC sobre precatórios do Fundef é derrubado
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB).
Uma luta política que se arrasta por anos teve mais um capítulo, talvez o definitivo, na Sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (17/03), quando o veto sobre uma emenda do ex-Deputado Federal JHC (PSB), atualmente prefeito de Maceió, foi derrubado.
Na prática, é a primeira vez que a destinação das Precatórios do FUNDEF recebe regulação por lei, confirmando a chamada “subvinculação” aos professores, ou seja: 60% do valor dos precatórios deverá ser destinado aos professores e professoras, conforme dispunha a lei 9.424/1996 – a lei do FUNDEF.
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB). Como vetos presidenciais são analisados pelo Congresso Nacional, em sessão bicameral, ou seja: Câmara e Senado, a “dobradinha” foi essencial para o convencimento das lideranças de ambas as Casas.
Para Pedro Vilela, a derrubada do veto é “um passo fundamental na correção de uma injustiça histórica com professores e professoras.”, para o parlamentar “a inédita disciplina legal supera qualquer entendimento contrário à subvinculação, deixando os gestores municipais e estaduais livres para fazer o pagamento conforme dispunha a lei e a Constituição”.
Segundo o Tribunal de Contas da União, o valor estimado dos precatórios do Fundef é superior a R$ 90 bilhões. Apenas para Alagoas, o valor foi superior a R$ 1 bilhão.
Veja também
Últimas notícias
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
