Com articulação de Pedro Vilela e Rodrigo Cunha, veto à emenda de JHC sobre precatórios do Fundef é derrubado
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB).

Uma luta política que se arrasta por anos teve mais um capítulo, talvez o definitivo, na Sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (17/03), quando o veto sobre uma emenda do ex-Deputado Federal JHC (PSB), atualmente prefeito de Maceió, foi derrubado.
Na prática, é a primeira vez que a destinação das Precatórios do FUNDEF recebe regulação por lei, confirmando a chamada “subvinculação” aos professores, ou seja: 60% do valor dos precatórios deverá ser destinado aos professores e professoras, conforme dispunha a lei 9.424/1996 – a lei do FUNDEF.
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB). Como vetos presidenciais são analisados pelo Congresso Nacional, em sessão bicameral, ou seja: Câmara e Senado, a “dobradinha” foi essencial para o convencimento das lideranças de ambas as Casas.
Para Pedro Vilela, a derrubada do veto é “um passo fundamental na correção de uma injustiça histórica com professores e professoras.”, para o parlamentar “a inédita disciplina legal supera qualquer entendimento contrário à subvinculação, deixando os gestores municipais e estaduais livres para fazer o pagamento conforme dispunha a lei e a Constituição”.
Segundo o Tribunal de Contas da União, o valor estimado dos precatórios do Fundef é superior a R$ 90 bilhões. Apenas para Alagoas, o valor foi superior a R$ 1 bilhão.
Veja também
Últimas notícias

Poliana Rocha: conselheiro tutelar fala sobre polêmica de “adoção”

Campanha de vacinação antirrábica inicia no sábado (11) em Maceió; confira os locais

Cadela cai em aquário ao tentar “nadar” com irmãos pets

O PlayStation que pode virar uma relíquia da Igreja Católica

Arapiraca emite alerta após internação de pacientes por aplicação de silicone industrial por dentista

Empresário agride namorada em elevador de luxo em hotel; mulher ficou ensanguentada
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
