Com articulação de Pedro Vilela e Rodrigo Cunha, veto à emenda de JHC sobre precatórios do Fundef é derrubado
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB).

Uma luta política que se arrasta por anos teve mais um capítulo, talvez o definitivo, na Sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (17/03), quando o veto sobre uma emenda do ex-Deputado Federal JHC (PSB), atualmente prefeito de Maceió, foi derrubado.
Na prática, é a primeira vez que a destinação das Precatórios do FUNDEF recebe regulação por lei, confirmando a chamada “subvinculação” aos professores, ou seja: 60% do valor dos precatórios deverá ser destinado aos professores e professoras, conforme dispunha a lei 9.424/1996 – a lei do FUNDEF.
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB). Como vetos presidenciais são analisados pelo Congresso Nacional, em sessão bicameral, ou seja: Câmara e Senado, a “dobradinha” foi essencial para o convencimento das lideranças de ambas as Casas.
Para Pedro Vilela, a derrubada do veto é “um passo fundamental na correção de uma injustiça histórica com professores e professoras.”, para o parlamentar “a inédita disciplina legal supera qualquer entendimento contrário à subvinculação, deixando os gestores municipais e estaduais livres para fazer o pagamento conforme dispunha a lei e a Constituição”.
Segundo o Tribunal de Contas da União, o valor estimado dos precatórios do Fundef é superior a R$ 90 bilhões. Apenas para Alagoas, o valor foi superior a R$ 1 bilhão.
Veja também
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
