Com articulação de Pedro Vilela e Rodrigo Cunha, veto à emenda de JHC sobre precatórios do Fundef é derrubado
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB).
Uma luta política que se arrasta por anos teve mais um capítulo, talvez o definitivo, na Sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (17/03), quando o veto sobre uma emenda do ex-Deputado Federal JHC (PSB), atualmente prefeito de Maceió, foi derrubado.
Na prática, é a primeira vez que a destinação das Precatórios do FUNDEF recebe regulação por lei, confirmando a chamada “subvinculação” aos professores, ou seja: 60% do valor dos precatórios deverá ser destinado aos professores e professoras, conforme dispunha a lei 9.424/1996 – a lei do FUNDEF.
A derrubada do veto 48 passou por uma intensa articulação do Deputado Federal Pedro Vilela (PSDB) e do Senador Rodrigo Cunha (PSDB). Como vetos presidenciais são analisados pelo Congresso Nacional, em sessão bicameral, ou seja: Câmara e Senado, a “dobradinha” foi essencial para o convencimento das lideranças de ambas as Casas.
Para Pedro Vilela, a derrubada do veto é “um passo fundamental na correção de uma injustiça histórica com professores e professoras.”, para o parlamentar “a inédita disciplina legal supera qualquer entendimento contrário à subvinculação, deixando os gestores municipais e estaduais livres para fazer o pagamento conforme dispunha a lei e a Constituição”.
Segundo o Tribunal de Contas da União, o valor estimado dos precatórios do Fundef é superior a R$ 90 bilhões. Apenas para Alagoas, o valor foi superior a R$ 1 bilhão.
Veja também
Últimas notícias
Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
