Iteral realiza intermediação de conflito agrário em Porto Calvo
Agricultores familiares e representantes da Usina Santa Maria foram ouvidos pelo diretor presidente Jaime Silva
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) foi o intermediador no conflito agrário existente entre a Usina Santa Maria e agricultores familiares do acampamento Bom Retiro no município de Porto Calvo, no Norte do Estado. Nessa terça-feira (10) na sede do órgão em Maceió, o diretor presidente Jaime Silva convocou uma reunião para auxiliar num entendimento entre as partes envolvidas com o intuito de garantir a paz no campo e o desenvolvimento rural na região.
De acordo com as lideranças, cerca de 130 famílias estão acampadas na fazenda Bom Retiro pertencente à usina e estão plantando banana, macaxeira, batata doce, maracujá, verduras e também fazem artesanato de esteira com a fibra piripiri. Porém, alegam que estão sendo intimidados por funcionários e tiveram 5.000 bananeiras destruídas.
O grupo empresarial está disposto a negociar e ceder uma área para os camponeses plantarem, enquanto a situação jurídica não é concluída. Para isso, a equipe técnica do Órgão de Terras irá a campo para fazer a avaliação e demarcação da área indicada; além do cadastramento das famílias com o intuito de evitar novas ocupações.
“Em nenhum momento tivemos a incisividade de oprimir o movimento. A usina está disposta a negociar e de destinar a várzea de maior volume em uma área contínua, porque é mais fácil para o gerenciamento e o monitoramento”, defendeu o gestor da Usina, Leonardo Oiticica.
O diretor presidente Jaime Silva prezou pelo diálogo para que a tensão no local não seja agravada, assim como, não prejudique o plantio, arrendamento e moagem da cana de açúcar. “Eu fico muito satisfeito porque vi uma boa vontade dos empresários e os agricultores demonstraram em entrar num consenso. Essa semana, o Iteral voltará a campo com a equipe acompanhada de representantes da Usina e dos agricultores para identificar a área e definir as coordenadas onde as famílias poderão continuar trabalhando”.
Também estiveram presentes na reunião: Luiz de França, presidente da Associação dos Agricultores de Bom Retiro; Marcos Antônio, o Marrom, liderança da Frente Nacional de Lutas (FNL); Juvenal Veiga, secretário de agricultura do município de Porto Calvo; Silvanio Xavier, presidente do Sindicato Municipal dos Agricultores Familiares; e a advogada Fabiana Santiago.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
