Música

Números da Betway mostram que cerca de 10% das músicas que fizeram sucesso nos anos 2000 eram do Nordeste

Por 7Segundos 26/10/2021 10h10
Números da Betway mostram que cerca de 10% das músicas que fizeram sucesso nos anos 2000 eram do Nordeste
Números da Betway mostram que cerca de 10% das músicas que fizeram sucesso nos anos 2000 eram do Nordeste - Foto: Divulgação

Fonte: Unsplash

O começo do século era bem diferente dos dias atuais no mundo da música. Entre os gêneros que mais faziam sucesso, por exemplo, estavam o pop, o rock e o sertanejo. Atualmente, apenas esse último estilo domina por completo as músicas mais tocadas. Uma reportagem feita pela equipe da Betway dissecou o início dos anos 2000 e mostrou algumas características curiosas. No caso do Nordeste, o destaque foi para a boa participação nas músicas que foram hits nesse período.

Todos esses dados foram divulgados no blog Betway Insider, e ajudam a entender as mudanças que aconteceram na indústria da música no Brasil. O crescimento do sertanejo é algo que fica evidente, assim como as temáticas mais usadas nas letras. No início do século, o pop era a batida mais tocada, com 35% das músicas mais populares, em segundo era o rock, com 20%, e depois o sertanejo, com apenas 13%.

Se olharmos para as 10 músicas mais tocadas em 2020, é fácil perceber que 100% delas são de artistas do sertanejo. Ou seja, o gênero conseguiu saltar da terceira posição para o domínio completo em pouco mais de 10 anos. Outra curiosidade é que as músicas com temática de amor, que eram cerca de 45% das produções, perderam popularidade e deram espaço para as canções focadas em término de namoro. Isso ajuda a explicar um pouco do sucesso da música sertaneja por aqui.

O Nordeste também é lembrado pelos números no relatório, principalmente por conta do sucesso de artistas locais. A baiana Ivete Sangalo, por exemplo, foi a cantora que mais teve hits entre 2000 e 2009, superando até mesmo a norte-americana Beyoncé. Isso ajudou a colocar a região como a terceira que mais produziu hits de sucesso nos anos 2000, com 9% das músicas mais tocadas nos últimos 20 anos.

Streaming ganhou espaço do rádio


As mudanças no mundo da música não ficaram restritas apenas aos estilos mais tocados. A chegada das plataformas de streaming, como o Spotify e o Deezer, mudaram por completo o setor e os artistas começaram a focar totalmente nas produções online. Ser popular nas redes, por exemplo, é algo essencial para um artista conseguir mais audiência e suporte das gravadoras.

Em entrevista para a Betway, site de roleta online líder no Brasil, o etnomusicólogo Felipe Maia explica que antigamente o número de vezes que uma música tocava na rádio era o principal parâmetro para medir um sucesso. Porém, com a chegada das plataformas de streaming, isso mudou completamente. Antes, uma música tocada mais de 10 mil vezes era considerada um grande hit, mas hoje uma música lançada consegue mais de 125 milhões de reproduções em apenas seis meses.

Maia também explica que essa nova forma de consumir música transformou a atuação das bandas. Ele explica que o streaming trouxe uma nova ideia de desempenho musical para os artistas, pois agora os 15 segundos iniciais são muito importantes para chamar a atenção dos fãs. Afinal, é mais fácil trocar de música e de artistas com uma plataforma tão interativa como o Spotify, por exemplo.

Alagoanos buscam mais espaço na música


O principal lado positivo com essas mudanças foi o maior espaço para os músicos pequenos, e que não possuem grandes gravadoras impulsionando as canções. No ano passado, a cantora alagoana Danny Bond foi pioneira ao aparecer entre as 10 músicas mais tocadas no Spotify. Ela foi a primeira artista da região que conseguiu integrar a desejada playlist "Virais do Brasil" que a plataforma produz todos os meses.

Recentemente, outra artista alagoana também chamou a atenção do serviço de streaming de música mais popular do Brasil. A cantora LoreB lançou na plataforma o novo álbum ao vivo Sessão Matiz, e mostrou um pouco mais da variedade que existe em Alagoas no mundo da música. A artista conseguiu bons números, com quase mil reproduções mensais no perfil da plataforma.

O mundo da música, assim como outros setores, se transformou com a digitalização do entretenimento. Apesar das várias mudanças que aconteceram, a maioria foi positiva, pois o alcance de novos artistas só aumentou. Além disso, estilos musicais que antes eram pequenos, como o sertanejo, conseguiram maior espaço. Enquanto isso, o Nordeste se manteve como uma região com muita tradição na música brasileira.