Política

Grupo da reserva do concurso de Maragogi pede convocação na Câmara

Manifestação pacifica ocorreu na sessão desta quinta-feira

Por Maurício Silva 03/12/2021 10h10 - Atualizado em 03/12/2021 10h10
Grupo da reserva do concurso de Maragogi pede convocação na Câmara
Grupo esteve presente na sessão da Câmara de Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

Um pequeno grupo classificado na reserva do concurso público realizado pela Prefeitura de Maragogi no ano de 2019 esteve presente na sessão da noite desta quinta-feira (2) na Câmara Municipal para cobrar dos vereadores a convocação para ingressar na administração pública do município do Litoral Norte de Alagoas.

Os classificados fizeram uma manifestação pacifica e foram recebidos pelos parlamentares. O grupo denominado “Convoca Maragogi” informou que foi a sede do Poder Legislativo exigir os direitos e cobrar a convocação por parte da Prefeitura de Maragogi. A gestão municipal prorrogou a validade do concurso por mais dois anos na última segunda-feira (29).

Grupo também pede mais transparência. Foto: Isac Silva


Um dos líderes do movimento, José Benildo Cardoso de Melo, argumentou motivos para a convocação. “Nós levantamos a questão da vacância de cargos, que precisam ser ocupados com professores que fizeram o concurso e também há pontos nesse processo de que deveríamos já ser nomeados em relação a que há professores que estão ocupando nossas vagas, são os professores contratados. É bem verdade que foi feito um processo seletivo em que, no caso 63 professores, estão ocupando as nossas vagas nesse último contrato que foi feito nesse ano de 2021 e eles estão ocupando esses cargos em dois horários. Aí nós entendemos que há vagas sim”, justificou.

José Benildo Cardoso de Melo seguiu explicando. “Nós levantamos a questão das aposentadorias e a questão das exonerações e também da qualidade do ensino porque muitos desses professores que ocupando as vagas no quadro do município eles não passaram no concurso. Eles tiveram uma pontuação muito baixa, não entraram no quadro de reserva e nós aqui, que entramos no quadro de reserva, estamos esperando que o prefeito tome uma posição em relação a nós”, disse. O grupo também exige mais transparência.

O líder do governo na câmara, vereador Major Paulo Nunes (Progressistas – PP), se manifestou sobre o pleito do grupo. “A gente recebeu um grupo de professores que foram classificados no concurso e estão pleiteando as vagas. Acredito que ano que vem a Educação vai fazer toda essa triagem. A câmara atendeu a sensibilidade e vai encaminhar. Mas é aquilo: quem corrige injustiça é a própria justiça, deixando claro isso, mas a gente vai fazer a nossa parte para sensibilizar. A gente entende que valoriza, que melhora a Educação e tudo que melhora a Educação, a Administração, é bom que a gente tenha os ouvidos para ouvir”, disse.

Paulo Nunes se pronunciou sobre o pleito da reserva. Foto: Isac Silva



Ambulantes

Os parlamentares aprovaram na sessão desta quinta-feira (2) a lei dos ambulantes, que regulamenta a atividade na cidade turística. Paulo Nunes ressaltou que o principal objetivo do governo municipal e da câmara é ordenar a atividade no município do litorâneo. A previdência complementar também foi votada.

Com apuração de Isac Silva*