Acidentes

Servidores da Educação protestam na Barra de Santo Antônio

Manifestação ocorreu na manhã desta terça-feira

Por Maurício Silva 28/12/2021 14h02 - Atualizado em 28/12/2021 14h02
Servidores da Educação protestam na Barra de Santo Antônio
Profissionais protestaram na Câmara Municipal - Foto: Cortesia

Servidores municipais, que fazem parte da Secretaria de Educação, protestaram na manhã desta terça-feira (28), no município da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. Os funcionários cobram a recomposição salarial 2021 e exigem que a prefeita da cidade Lívia Carla Alves (PTB) forme uma comissão junto com sindicato para fazer o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Além de outras pautas.

Os manifestantes fizeram um ato pacifico com uma caminhada saindo do trevo da Barra até a Câmara Municipal. Os servidores públicos do município litorâneo estavam com cartazes com frases de cobranças exigindo o reajuste de 4,25% (com retroativo), valorização, o pagamento dos precatórios e as sobras do Fundeb para os educadores.

Profissionais protestam na Barra de Santo Antônio. Foto: Cortesia


Um dos manifestantes foi o assessor de disciplina, Luiz Elói Mendonça Neto e contou como foi o protesto. “Fizemos um ato com uma caminhada do trevo da barra até a Câmara municipal, cobrando recomposição salarial ano 2021 com retroativo a data base que é maio, solicitando da prefeita que ela forme também uma comissão junto com Sinteal pra fazer o pagamento do precatório do Fundef, que já estar na conta do município desde o mês de julho, e cobrando as sobras dos recursos do Fundeb 2021”, elencou.

Luiz Elói Mendonça Neto disse que os servidores querem esclarecimentos sobre o valor total dos precatórios. “E também queremos saber o valor total do precatório que estar na conta do município, o valor inicial foi de R$ 17.500.000 em 2017 mais estava bloqueado, a prefeita conseguiu desbloquear em julho de 2021 e não repassou o valor atualizado do montante!”, informou.

Servidores protestaram e exigem respostas da prefeita. Foto: Cortesia


O protesto na cidade da Barra de Santo Antônio contou com o apoio total do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal). Os manifestantes comunicaram que o projeto de recomposição salarial foi pautado para esta quinta-feira (30) na Câmara dos Vereadores, mas as outras pautas do protesto continuam sem respostas.

O 7Segundos não conseguiu contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Barra de Santo Antônio e também com a Câmara Municipal. O espaço do site está aberto para posicionamentos desses órgãos.

Confira um vídeo do protesto: