Religião

Prefeitura de São Miguel dos Milagres embarga obra de igreja e causa polêmica

Templo é o terceiro mais antigo de Alagoas

Por 7Segundos 22/03/2022 07h07 - Atualizado em 22/03/2022 08h08
Prefeitura de São Miguel dos Milagres embarga obra de igreja e causa polêmica
Obra de revitalização foi embargada pela Prefeitura de São Miguel dos Milagres - Foto: Reprodução/Instagram

A Igreja de Nossa Senhora Mãe do Povo vinha sendo reformada na cidade turística de São Miguel dos Milagres, mas a prefeitura decidiu embargar a obra alegando que não foi comunicada dos trabalhos. O fato tem causado muita polêmica no município turístico. O templo é o terceiro mais antigo de Alagoas e foi fundado pelos portugueses entre os anos de 1637 e 1639. Parte da comunidade católica está indignada com o embargo feito pela gestão municipal.

O fato tem causado muita polêmica na cidade da Rota Ecológica dos Milagres e a Paróquia de Nossa Senhora Mãe do Povo afirma que a obra está sendo acompanhada por profissionais capacitados, por dois engenheiros e um arquiteto e que nada está sendo feito aleatoriamente. A igreja informou ainda que conta com a liberação da Arquidiocese de Maceió.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a prefeitura não tinha sido informada da realização dessa obra que mexe na estrutura da igreja. O padre Josemildo Ferro informou que a prefeitura sabia dos trabalhos e que a obra era necessária por conta de toda situação degradante do prédio.

Em manifestação nas redes sociais, a paróquia informou que o trabalho é de revitalização e não de destruição e que a obra é para melhoria para a Igreja. Muitos fieis ficaram revoltados com o embargo da obra ocasionado pela Prefeitura de São Miguel dos Milagres.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) informou que neste ano recebeu quatro denúncias de edificações religiosas com características históricas e referências para os municípios onde se localizam com irregularidades. Essas irregularidades vão desde a ausência de profissionais habilitados para realizar as ações de reforma até a total descaracterização do imóvel.

O presidente do CAU/AL, Fernando Cavalcanti gravou um vídeo se manifestando. “Na última sexta-feira, recebemos uma denúncia de mais uma igreja descaracterizada e aparentemente sem responsável técnico. A equipe do CAU já foi deslocada para o município de São Miguel dos Milagres para averiguações e fiquem certos que tomaremos as medidas cabíveis para apuração dos fatos e possível punição dos responsáveis por esse exercício ilegal da arquitetura e urbanismo “, comunicou.

O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Miguel dos Milagres, mas o órgão não enviou uma nota.

Templo histórico

A igreja também serviu de refúgio para os portugueses, escravos e índios durante as batalhas contra os holandeses. Os fugitivos construíram abrigos na Igreja Mãe do Povo (Nossa Senhora Mãe do Povo), que se encontra até hoje, localizada alguns metros de distância da colina do Cruzeiro.