Religião

Obras de igreja histórica de São Miguel dos Milagres serão retomadas

Trabalhos tinham sido interrompidos pela prefeitura

Por Maurício Silva 31/03/2022 11h11 - Atualizado em 31/03/2022 12h12
Obras de igreja histórica de São Miguel dos Milagres serão retomadas
Obra foi embargada pela Prefeitura de São Miguel dos Milagres - Foto: Reprodução/Instagram

A polêmica interdição das obras da histórica Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, no turístico município de São Miguel dos Milagres, ganhou mais um capítulo importante: é que depois de uma reunião com diversos órgãos ficou acordado que os trabalhos serão retomados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) pelo promotor Ary de Medeiros Lages Filho. A paralisação tinha sido ordenada por parte da Prefeitura Municipal.

O templo da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo é o terceiro mais antigo de Alagoas
e foi fundado pelos portugueses entre os anos de 1637 e 1639. Muitos católicos ficaram revoltados com a interdição feita pelo governo do prefeito Jadson Lessa (PTB).

Nesta quinta-feira (31) Ary de Medeiros Lages Filho informou que houve uma reunião envolvendo representantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Igreja Católica, Prefeitura de São Miguel dos Milagres, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Comissão de Meio Ambiente e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).

O promotor disse que as partes envolvidas chegaram a um acordo. “No qual foram desenvolvidas atividades no sentido de apaziguar a situação ocorrida na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo no município de São Miguel dos Milagres. Ficou acordado que as partes, daqui em diante, irão agir em conjunto no intuito de a reforma da citada igreja ser concluída, haja vista que nesse momento se encontra suspensa. Porém, com a ajuda dos profissionais legalmente habilitados para tanto”, disse.

Ary de Medeiros Lages Filho comunicou que as obras vão continuar. “Serão disponibilizados tantos técnicos através do Iphan quanto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, assim como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil. Deste modo, daqui em diante, as obras serão retomadas com estando a frente os profissionais devidamente habilitados para tanto e visando nesse caso salvaguardar o patrimônio histórico e cultural remanescente da citada igreja”, informou.

Templo histórico

A igreja também serviu de refúgio para os portugueses, escravos e índios durante as batalhas contra os holandeses. Os fugitivos construíram abrigos na Igreja Mãe do Povo (Nossa Senhora Mãe do Povo), que se encontra até hoje, localizada alguns metros de distância da colina do Cruzeiro.

Confira o vídeo do promotor: