Obras de igreja histórica de São Miguel dos Milagres serão retomadas
Trabalhos tinham sido interrompidos pela prefeitura
A polêmica interdição das obras da histórica Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, no turístico município de São Miguel dos Milagres, ganhou mais um capítulo importante: é que depois de uma reunião com diversos órgãos ficou acordado que os trabalhos serão retomados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) pelo promotor Ary de Medeiros Lages Filho. A paralisação tinha sido ordenada por parte da Prefeitura Municipal.
O templo da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo é o terceiro mais antigo de Alagoas e foi fundado pelos portugueses entre os anos de 1637 e 1639. Muitos católicos ficaram revoltados com a interdição feita pelo governo do prefeito Jadson Lessa (PTB).
Nesta quinta-feira (31) Ary de Medeiros Lages Filho informou que houve uma reunião envolvendo representantes do Ministério Público de Alagoas (MPAL), Igreja Católica, Prefeitura de São Miguel dos Milagres, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Comissão de Meio Ambiente e Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).
O promotor disse que as partes envolvidas chegaram a um acordo. “No qual foram desenvolvidas atividades no sentido de apaziguar a situação ocorrida na Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo no município de São Miguel dos Milagres. Ficou acordado que as partes, daqui em diante, irão agir em conjunto no intuito de a reforma da citada igreja ser concluída, haja vista que nesse momento se encontra suspensa. Porém, com a ajuda dos profissionais legalmente habilitados para tanto”, disse.
Ary de Medeiros Lages Filho comunicou que as obras vão continuar. “Serão disponibilizados tantos técnicos através do Iphan quanto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, assim como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil. Deste modo, daqui em diante, as obras serão retomadas com estando a frente os profissionais devidamente habilitados para tanto e visando nesse caso salvaguardar o patrimônio histórico e cultural remanescente da citada igreja”, informou.
Templo histórico
A igreja também serviu de refúgio para os portugueses, escravos e índios durante as batalhas contra os holandeses. Os fugitivos construíram abrigos na Igreja Mãe do Povo (Nossa Senhora Mãe do Povo), que se encontra até hoje, localizada alguns metros de distância da colina do Cruzeiro.
Confira o vídeo do promotor:
Veja também
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
