Turismo e Cultura promovem nova rodada para emissão da carteira do artesão
Essa é a terceira rodada que o município oferece

As secretarias de Turismo e Cultura de Porto de Pedras , com apoio do Sebrae e da Sedetur retomaram o cronograma de emissão e entrega da Carteira do Artesão. Essa é a terceira rodada que o município oferece, pela determinação do prefeito Henrique Vilela que reconhece os inúmeros benefícios do cadastro e tem apoiado o trabalho como forma de colaborar para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira.
Além do apoio à formalização, as secretarias estão apoiando a reestruturação da Associação que passou por um trabalho com o Sebrae, através da consultora Givanilda Lisboa. Esse empreendedorismo comunitário é uma base segura e garante qualidade ao produto, certificação e precificação e a garantia para participação em feiras e eventos oficiais.
Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção e um comprovante de residência e documento com foto. Os benefícios garantidos pelo programa são: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento; e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação “Aqui tem Alagoas Feita à Mão”.
“É um documento que reconhece a atividade do artesão. Essas visitas proporcionam, além da emissão e renovação das carteiras, um contato próximo com a produção. A equipe consegue identificar novos talentos e realizar uma curadoria e mapeamento dessa produção. Essa retomada está acontecendo aos poucos, de maneira organizada”, explica Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.
A emissão das carteiras pode ser feita de forma online, mas as as equipes do Turismo e Cultura estão disponibilizando computador no Centro de Atendimento ao Turista para facilitar o artesão que tenha dificuldade através do através do número (82) 98705-7998, via WhatsApp, disponibilizado pela Sedetur, que promove atendimento on line e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp.
Além dos benefícios já previstos no programa, o artesão recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo do estado e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais. Com a carteira nacional em dia, o artesão tem, ainda, a oportunidade de participar de rodadas de negócios e expedição de lojistas e concorrer a títulos como o de Patrimônio Vivo do Estado, além de ter acesso a carteira nacional de Mestre Artesão.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
