Cultura

Turismo e Cultura promovem nova rodada para emissão da carteira do artesão

Essa é a terceira rodada que o município oferece

Por 7Segundos, com Assessoria 18/04/2022 15h03
Turismo e Cultura promovem nova rodada para emissão da carteira do artesão
Cadastro pode ser feito no CAT de Porto de Pedras - Foto: Assessoria

As secretarias de Turismo e Cultura de Porto de Pedras , com apoio do Sebrae e da Sedetur retomaram o cronograma de emissão e entrega da Carteira do Artesão. Essa é a terceira rodada que o município oferece, pela determinação do prefeito Henrique Vilela que reconhece os inúmeros benefícios do cadastro e tem apoiado o trabalho como forma de colaborar para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira.

Além do apoio à formalização, as secretarias estão apoiando a reestruturação da Associação que passou por um trabalho com o Sebrae, através da consultora Givanilda Lisboa. Esse empreendedorismo comunitário é uma base segura e garante qualidade ao produto, certificação e precificação e a garantia para participação em feiras e eventos oficiais.

Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção e um comprovante de residência e documento com foto. Os benefícios garantidos pelo programa são: isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento; e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação “Aqui tem Alagoas Feita à Mão”.

“É um documento que reconhece a atividade do artesão. Essas visitas proporcionam, além da emissão e renovação das carteiras, um contato próximo com a produção. A equipe consegue identificar novos talentos e realizar uma curadoria e mapeamento dessa produção. Essa retomada está acontecendo aos poucos, de maneira organizada”, explica Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur.

A emissão das carteiras pode ser feita de forma online, mas as as equipes do Turismo e Cultura estão disponibilizando computador no Centro de Atendimento ao Turista para facilitar o artesão que tenha dificuldade através do através do número (82) 98705-7998, via WhatsApp, disponibilizado pela Sedetur, que promove atendimento on line e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp.

Além dos benefícios já previstos no programa, o artesão recebe kit com identidade visual do programa para comercialização, tem acesso à linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), participa de capacitações promovidas pelo Governo do estado e de editais de seleção para feiras e eventos locais e nacionais. Com a carteira nacional em dia, o artesão tem, ainda, a oportunidade de participar de rodadas de negócios e expedição de lojistas e concorrer a títulos como o de Patrimônio Vivo do Estado, além de ter acesso a carteira nacional de Mestre Artesão.