Alagoas

Baiano sonha conhecer familiares de Porto Calvo

Porteiro nunca veio para Alagoas, mas a mãe dele morou na cidade até os 18 anos

Por Maurício Silva 03/05/2022 14h02 - Atualizado em 04/05/2022 06h06
Baiano sonha conhecer familiares de Porto Calvo
Baiano sonha conhecer seus familiares em Porto Calvo - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Um baiano que vive em Salvador sonha conhecer os familiares que vivem em Porto Calvo, no Norte de Alagoas. Essa é a história do porteiro Cláudio da Silva Pereira, de 52 anos de idade, natural de Jequié-BA. A mãe dele, Maria Tereza da Silva “Terezinha” saiu da cidade alagoana aos 18 anos e deixou uma filha (na época com três anos) e parentes, mas nunca retornou ao seu município de origem e não tem notícias há anos.

Cláudio da Silva Pereira sempre sonhou conhecer os conterrâneos portocalvenses, mas a falta de informações e a situação financeira nunca ajudaram. O porteiro de condomínio está decidido a conhecer os parentes da Terra de Calabar. A mãe dele ainda guarda cartas da época.

Dona Terezinha também quer visitar Porto Calvo. Foto: Cortesia


O baiano disse que nunca vai desistir do sonho de conhecer os familiares alagoanos. “Tenho sonho de conhecer meus parentes de Porto Calvo. Tenho uma irmã que não conheço, que minha mãe deixou apelidada por Gracinha”, informou.

Ele disse ainda que há um pedaço de papel com o nome de uma tia, irmã de sua mãe, identificada como Jacira Leandro Pontes, com endereço na rua Dr. Antônio Dorta, no comércio da cidade (Centro). O pai de Cláudio da Silva Pereira é baiano Bevenuto Braga Pereira (já falecido) e não tinha ligação com Porto Calvo.

Dona Terezinha hoje tem 73 anos e lembra de algumas informações, como contou o filho. “Ela sempre falava que os irmãos trabalhavam em Porto Calvo numa usina de cana-de-açúcar e na fazenda Escurial. Ela tinha um irmão que tinha deficiência mental por nome Agemiro. No meio da família dela em Porto Calvo ela era conhecida e chamada de Terezinha”, revelou.

Além da filha que ficou em Porto Calvo, Maria Tereza da Silva teve três filhos na Bahia com Bevenuto Braga Pereira: Cláudio da Silva Pereira, Clóvis da Silva Pereira (já falecido) e Carlos da Silva Pereira. O baiano que sonha conhecer a família portocalvense é casado há quase 30 anos como Maria Cecília e é pai de Priscila (35), Camila (31) e Mateus (19).

Cláudio da Silva Pereira hoje trabalha de porteiro de condomínio em Salvador, no bairro Pituba. Ele disse que sua mãe saiu de Porto Calvo em meados dos anos de 1972 e 1973. Quem tiver informações pode entrar em contato com ele por meio do número de telefone: (71) 9 8783-2973.