Câmara aprova reajuste e salário do professor em Maragogi passa de R$ 4 mil
Valor ultrapassa o piso nacional de R$ 3.845,63
A Câmara Municipal aprovou o projeto enviado pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) que reajusta o salário do professor do município de Maragogi em mais 13%. Com o reajuste aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão da noite desta quinta-feira (12), o salário do profissional que tem 40 horas passa de R$ 4.000,00. O valor ultrapassa o piso nacional da categoria que é de R$ 3.845,63.
A proposta enviada pelo prefeito já tinha sido discutida pelos parlamentares, professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal). Com o reajuste aprovado pelos vereadores, o valor mínimo do salário inicial para o professor do magistério da educação básica em início de carreira do município de Maragogi, para a jornada de no máximo 40 horas semanais, vai para R$ 4.130,00. O vencimento é um dos mais altos de Alagoas.

O secretário municipal de Educação, Artur Cavalcante, comentou sobre a proposta. “Com o reajuste que foi concedido pelo prefeito Sérgio Lira a gente ultrapassa o piso nacional salarial. O piso inicial na categoria professor em Maragogi é de R$ 4.130,00 para 40 horas. Isso é o inicial de tabela, início de carreira, que a carreira é corrigida a cada três anos. O nosso inicial que passou no último concurso é R$ 4.130,00”, informou.
Artur Cavalcante disse ainda que o pagamento vai ser retroativo. “Estamos pagando retroativo a março. A data base de Maragogi é maio. O prefeito adiantou esse reajuste em dois meses. Se ele quisesse pagar a partir de maio, concluíssemos o mês de maio, estava dentro da lei, que a data base do reajuste dos professores de Maragogi é maio, mesmo assim a lei vai pagar com o retroativo a março. Os professores vão receber maio, mas vão receber os retroativos de março e abril”, comunicou.
O líder do governo na câmara, vereador Major Paulo Nunes (PP), acrescentou mais detalhes. “O ponto mais importante de hoje foi a votação do aumento dos professores, de 13%. Já havia sido feito um reajuste de 4,35%, com mais 13% vai para 17,35%, mas só que os 13% foram em cima dos 4,35%”, frisou.
Paulo Nunes ressaltou a importância de investir na categoria. “Não é tudo o que professor merece, que precisa, mas já é um ganho de aumento salarial e a gente precisa investir cada vez mais nessa categoria porque é ela que faz a formação da criança, dos filhos de Maragogi, é na escola pública que eles estudam. É importante que a gente valorize os professores, que qualifique, que capacite cada vez mais e também as condições de trabalho “, finalizou.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
