Meio ambiente

Mutirão de limpeza retira lixo deixado pela população nas praias de Porto de Pedras

Por Assessoria 07/06/2022 15h03
Mutirão de limpeza retira lixo deixado pela população nas praias de Porto de Pedras
Mutirão de limpeza retira lixo deixado pela população nas praias de Porto de Pedras - Foto: Assessoria

Um grande mutirão de limpeza, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente com a participação da Prefeitura de Porto de Pedras, Associação Peixe -Boi e voluntários promoveu uma grande limpeza nas praias urbanas da cidade, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Mais de 50 pessoas participaram da ação para recolher resíduos descartados de forma irregular que agridem a natureza, na faixa de areia e restinga. Os resíduos recolhidos no mutirão foram bitucas de cigarro, microplástico, garrafas e tampas de garrafas pet. Os mutirões de limpeza constituem alternativas de educação para a sustentabilidade, uma vez que além da coleta do lixo, a população e os próprios voluntários são sensibilizados e tornam-se multiplicadores dessas ações e ideais.

Não é a primeira vez que o município integra a iniciativa que faz parte das atividades do Projeto TerraMar como ação de esforço para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, do qual o município é signatário.

A analista ambiental do MMA, Larissa Godoy diz que ações desse tipo são positivas não só para a natureza, mas também para a sociedade, integrando poder público e comunidade em um único objetivo que é o de conscientizar para a importância da conduta correta nas praias, local onde, jamais, se deve deixar lixo, “por menor que seja a partícula”, disse.

Ao lado da representante da cooperação técnica alemã, Fabiana Cava, o prefeito Henrique Vilela, secretárias de Meio Ambiente, Turismo, Educação envolvidas no projeto, vereadores, corpo técnico do município, e equipe da Associação Peixe-Boi, limparam um grande trecho situado no centro da cidade.

Durante o evento, Henrique Vilela anunciou que vai enviar um projeto à Câmara de Vereadores para que cada estabelecimento “pé na areia”, seja responsável pela limpeza de seu entorno. Também chamou atenção para as obras de saneamento que estão sendo realizadas e vão, definitivamente, acabar com algumas línguas negras que existem. Porto de Pedras será a primeira cidade da Rota Ecológica a ser totalmente saneada até o fim de 2022. “Cuidar do ambiente litorâneo não é responsabilidade exclusiva do poder público, mas de todos, e ações direcionadas para manter as praias limpas representam melhorias reais, pois a iniciativa gera uma cadeia de ações futuras, como a reciclagem do lixo em casa para que o mesmo não vá parar nos rios e mares e o pensamento do consumo consciente”, acrescentou o prefeito.

O lixo nos mares e oceanos representa um grande risco para animais marinhos, que muitas vezes acabam se alimentando desses materiais. Vindo a falecer por sufocamento ou desnutrição.