Prefeitura decreta situação de emergência em duas áreas de Maragogi
Localidades são nas praias de Burgalhau e Maragogi

A Prefeitura de Maragogi publicou na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial dos Municípios (DOM) o decreto nº 029/2022, que declara situação anormal provocada por desastre caracterizada como situação de emergência em duas áreas no município do Litoral Norte de Alagoas. As localidades ficam na Praia de Burgalhau e à beira mar da Praia de Maragogi (condomínio residencial Eurico Wanderley).
Para adotar a medida, a gestão municipal considerou que em 2022 a atual quadra chuvosa com precipitações muito acima da média, associada a uma maré de Perigeu com amplitude de 2,30m, ocorrida na última segunda-feira (15) provocaram danos e prejuízos a pessoas e bens, colocando em risco eminente o condomínio residencial Eurico Wanderley, havendo risco de vida para os moradores, na ocorrência das próximas marés de sizígia, devido ao forte processo erosivo.

O governo de Maragogi também considerou a necessidade de proteger a salubridade na orla da Praia do Burgalhau, na foz do rio dos Paus, cuja degradação ocorrida na área atingida, está acarretando alteração intensa e grave nas condições de normalidade da área, comprometendo a capacidade de resposta do município.

Na Praia de Burgalhau, a prefeitura ainda considerou que aproximadamente 400 metros do trecho total da orla, se encontram em situação de emergência civil, com danos ao patrimônio público, privado, e ambiental, conforme demonstrado no documento técnico intitulado “Informativo Técnico Operacional”, feito pela Defesa Civil; e considerando ainda que como consequência dessa erosão marinha, resultaram os danos humanos, materiais e ambientais e os prejuízos econômicos e sociais constantes do documento técnico intitulado “Informativo Técnico Operacional”.

A prefeitura ressaltou no decreto que a situação de emergência é válida apenas para as áreas do município comprovadamente afetadas pela erosão marinha/costeira nos termos do “Informativo Técnico Operacional” da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O decreto é válido por 180 dias.
O Governo de Maragogi determinou a análise técnica e emissão dos competentes laudos técnicos para interdição das vias, passeios, ciclovias e unidades habitacionais ou comerciais comprometidas, em decorrência do desastre. Ficam autorizadas as obras e ações de resposta a Situação de Emergência declarada nas áreas descritas no “Informativo Técnico Operacional” as quais, necessariamente, deverão observar os critérios técnicos vigentes.

Veja também
Últimas notícias

Investigação apura suposta fraude na cota de gênero em eleição municipal de Igaci

Portaria que altera regulamentação do trabalho em feriados entra em vigor em julho

Casal trabalha para regularizar abastecimento de água em povoado de Igaci

Emprega Mais: solenidade marca abertura e início de cursos em Traipu

Polícia Civil tenta identificar suspeito de tentativa de homicídio em Rio Largo

Renato Filho abre mão da Câmara Federal e pode disputar o Senado em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
