Maragogi

Falta d’água prejudica moradores de Maragogi

Arruado da Cerâmica, em Barra Grande, é um dos locais mais prejudicados

Por Maurício Silva 25/05/2023 14h02 - Atualizado em 25/05/2023 15h03
Falta d’água prejudica moradores de Maragogi
Marinalva, Leandro e Abílio são a representação do sofrimento do povo de Maragogi com a falta d’água - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Atualizado às 15h46

A constante falta d’água tem prejudicado e causado muitos transtornos aos moradores do turístico município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. As pessoas que vivem no arruado da Cerâmica, no povoado Barra Grande, estão sofrendo demais com a situação e esta quinta-feira (25) completou seis dias sem chegar um pingo do liquido nas torneiras dos imóveis da comunidade.

A situação está se tornando insustentável para os residentes do arruado da Cerâmica. O que tem diminuído um pouco o problema é que esses dias a cidade foi castigada pelas chuvas e a água que caiu do céu serviu para fazer limpeza nos lares, principalmente nos banheiros e cozinhas. O problema também se repete no Alto dos Sonhos, perto do Fórum de Maragogi.

Situação dos moradores do arruado da Cerâmica é muito complicada. Foto: Isac Silva


A falta d’água se torna um problema ainda maior para quem é portador de necessidade especial, como é o caso na casa do jovem Leandro Abílio dos Santos, de 20 anos. “O sofrimento aqui é muito difícil! Sem água, sem nada, com uma pessoa especial e está muito difícil pra mim, difícil mesmo!”, disse o pai Nivaldo Abílio dos Santos, de 61 anos de idade.

A mãe do jovem, Marinalva Torres da Silva, 57 anos, reforçou que a situação é complicada. “É muito difícil com o menino fazendo as coisas na casa e procuro um pouco de água para dar banho e para lavar a casa, mas não tem. Eu lavo a casa três vezes ao dia por conta das necessidades dele”, informou.

Reservatórios de água estão secos no arruado da Cerâmica. Foto: Isac Silva


Marinalva Torres da Silva atualmente vive implorando por água à Verde Alagoas. “Faz três dias que estou sem água, liguei e disse que vinha mandar água. Ontem o carro-pipa passou aqui de frente, gritei: ‘estou sem água’, mas eles passaram e deixou a gente sem água. O menino dormiu sem um pingo de água, sem tomar banho. Aqui faz cinco dias ou mais que não chega água na torneira. O carro-pipa faz quatro dias que não abastece na minha casa. Já liguei para a Verde Alagoas duas vezes, disse que ia mandar o carro para aqui, mas não mandou. O carro passou na porta da minha casa, dei sinal para encher e disse que vinha, mas não veio”, contou.

A situação é muito problemática também no povoado São Bento, um dos lugares mais prejudicados com a falta d’água em Maragogi. Pias cheias de pratos, talheres e panelas sujas se tornaram comuns nas casas dos moradores do município do Litoral Norte do Estado.

Imagem de pia cheia se tornou comum em Maragogi. Foto: Isac Silva


O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Verde Alagoas, concessionária de água e esgoto, e a empresa enviou uma nota às 15h41. Confira a nota na íntegra:

A concessionária Verde Alagoas esclarece que recebeu a solicitação do cliente em relação ao abastecimento de água no povoado Barra Grande, em Maragogi, na última quarta-feira (18), sendo prontamente atendido no outro dia com caminhão pipa. A ordem de serviço ainda está no prazo para atendimento.

Em relação ao Arruado da Cerâmica, a empresa identificou uma situação adversa no poço 12, de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O operacional foi informado que deve ser resolvido nas próximas semanas, de acordo com o cronograma operacional. A Verde Alagoas reforça que a distribuição de água e gestão comercial, em Maragogi, é responsabilidade da empresa. Já a produção de água tratada é de responsabilidade da Casal. Porém, diante do cenário atual, a empresa irá desempenhar uma força tarefa, com um plano de melhorias para a região.

Em caso de dúvidas, a empresa orienta que os clientes entrem em contato pelo 0800 941 0195, que também é WhatsApp.

Com apuração de Isac Silva*