Religião

Paróquia de São Bento é recriada em Maragogi

Momento foi considerado histórico pelos católicos da cidade

Por 7Segundos, com Assessoria 12/07/2023 08h08
Paróquia de São Bento é recriada em Maragogi
Católicos celebraram a recriação da paróquia de São Bento - Foto: Reprodução/Instagram

Muita fé, devoção e felicidade marcaram nesta terça-feira (11) a recriação da paróquia de São Bento, no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Centenas de fiéis participaram da celebração da mais “nova” e antiga paróquia. A data foi considerada histórica pelos católicos da cidade litorânea.

A Igreja Católica esteve em festa na cidade turística com a reinstalação canônica paróquia de São Bento. O festejo começou logo cedinho, às 5h, com a alvorada festiva nas ruínas do antigo templo do século XVII. Logo depois, os fiéis saíram em caminhada em direção à Igreja Matriz, onde foi realizada a missa.

Fiéis saíram em caminhada pelas ruas de São Bento. Foto: Reprodução/Instagram


No ato religioso matutino, a missa da romaria dedicada a São Bento foi celebrada pelo cônego Severino Fernando. Na homilia, o padre enfatizou que a intercessão de São Bento tem sido ágil, em menos de um ano em que a ideia foi apresentada a recriação da paróquia tornou-se realidade. Ele agradeceu a todos que contribuíram e rezaram para a realização deste momento.

Celebração religiosa deixou católicos felizes em Maragogi. Foto: Reprodução/Instagram


No período da tarde, ocorreu uma carreata, saindo da matriz de Nossa Senhora das Candeias, da cidade de Japaratinga, com a imagem de São Bento, em direção ao povoado de Maragogi. Depois foi celebrada a eucarística e a recriação da paróquia, presidida pelo arcebispo arquidiocesano Dom Antônio Muniz Fernandes.

Católicos celebram a recriação da Paróquia de São Bento. Foto: Reprodução/Instagram


História

A história da antiga paróquia de São Bento remonta o início do século XVIII, quando, sob o papado de Clemente XI, a antiga Diocese de Olinda, através de seu 5º bispo, Dom Manuel Álvares da Costa, cria, no ano de 1718, a Freguesia de São Bento. Ali, ao longo de mais de 200 anos, foi o local de encontros religiosos e culturais, até a transferência da sede paroquial para o Centro de Maragogi, onde Santo Antônio de Pádua passou a ser o novo padroeiro.

Fiéis foram logo cedo para as ruínas do Mosteiro de São Bento. Foto: Reprodução/Instagram



Em 22 de março de 2015, sob o papado de Francisco, a Arquidiocese de Maceió, por meio do 9º arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm, criou a paróquia de Nossa Senhora das Candeias e São Bento, em Japaratinga, anexando o território da comunidade e elevando São Bento a co-padroeiro paroquial.

Igreja Matriz de São Bento. Foto: Reprodução/Instagram