Geral

Entendendo a relação entre identidade de gênero e vida sexual

Por 7Segundos 27/09/2023 16h04 - Atualizado em 29/09/2023 16h04
Entendendo a relação entre identidade de gênero e vida sexual
Entendendo a relação entre identidade de gênero e vida sexual - Foto: Divulgação

Que a vida sexual saudável é um aspecto fundamental para o bem-estar, já é sabido. No entanto, o que poucas pessoas sabem é como a identidade de gênero pode ajudar diretamente na construção de relacionamentos íntimos ainda mais saudáveis com parceiros e acompanhantes.

Para entender melhor essa conexão e como a identidade e exploração de gênero influencia a vida sexual de uma pessoa, é necessário entender algumas questões de identidade de gênero, como: o que é e sua importância. Leia o artigo para compreender o assunto com mais clareza!

Identidade de gênero: o que é?


Podemos definir a identidade de gênero como a experiência interna de gênero de uma pessoa, que pode ser masculina, feminina, uma combinação de ambos ou nenhum deles. É importante lembrar que essa identidade está totalmente ligada ao gênero que a pessoa se identifica e pode não se alinhar com o sexo atribuído no nascimento e é diferente de sexualidade.

Por exemplo, alguém pode ser identificado como menino ao nascer, mas identificar-se como uma mulher. E mesmo que se identifique como mulher, não necessariamente irá preferir se relacionar sexualmente com homens, pode preferir homens e mulheres, homens ou mulheres.

A influência na vida sexual


Explorando a identidade de gênero e sua definição, fica bem mais simples entender os motivos que a ligam com uma vida sexual saudável. As pessoas que não se identificam com o sexo atribuído no nascimento, enfrentam desafios relacionados para aceitar seu corpo e para alcançar a satisfação sexual com parceiros fixos ou acompanhantes no estado de São Paulo.

Depois que essas pessoas descobrem com qual gênero realmente se identificam, as coisas passam a mudar. Antes de descobrir essa questão o indivíduo passará por um processo de disforia de gênero, que é o desconforto ou angústia causada pela incongruência entre a identidade de gênero e o corpo.

Com isso resolvido, é possível que sua vida sexual seja mais saudável, já que irá aceitar seu corpo. Mas, para que isso possa acontecer é necessário acesso a cuidados de saúde adequados, como terapia hormonal ou cirurgia de afirmação de gênero.

Ter acesso a esses tratamentos é ideal para que o corpo possa ser alinhado com o gênero que a pessoa se identifica e também é necessário para garantir uma vida sexual mais saudável.

Comunicação e consentimento


Diante de tantos desafios da identidade de gênero, é importante que mesmo depois da descoberta, a comunicação e o consentimento sejam partes da vida sexual, principalmente para mantê-la sempre saudável.

Esses dois aspectos são cruciais para uma vida sexual saudável, por isso, é fundamental que todos os parceiros envolvidos, sejam eles fixos ou acompanhantes trans em São Paulo, se sintam à vontade para expressar seus desejos, necessidades e limites.

Educação sexual inclusiva


Outra parte necessária para a identidade e exploração de gênero é uma educação sexual inclusiva. É importante que as pessoas tenham acesso a informações precisas e recursos que reflitam uma variedade de identidades de gênero e orientações sexuais.

Com mais educação sobre identidade de gênero, o processo de descoberta pode ser mais tranquilo e menos doloroso, além de ajudar a diminuir o preconceito que existe para com essas pessoas.

A importância da vida sexual para o bem-estar


Com isso dito, sabemos que uma vida sexual saudável é necessária para o bem-estar, isso acontece independentemente do gênero. Por isso, poder se identificar o quanto antes, ter acesso aos cuidados e tratamentos, e, principalmente, ter uma educação sexual inclusiva são fundamentais para que pessoas que se identificam com outros gêneros possam ter uma vida sexual saudável mais cedo.

Portanto, é importante que a sociedade continue a avançar em direção à inclusão e à educação sexual abrangente que leve em consideração uma ampla gama de identidades de gênero e orientações sexuais. Todos têm o direito de uma vida sexual feliz e saudável, independentemente de sua identidade de gênero.