Comunidade

Moradores de Barra Grande sofrem com falta d’água

Arruado da Cerâmica é o local mais prejudicado

Por Maurício Silva 16/04/2024 08h08
Moradores de Barra Grande sofrem com falta d’água
Arruado da Cerâmica está sendo muito prejudicado com a falta d'água - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Os moradores do Arruado da Cerâmica, no povoado Barra Grande, em Maragogi, estão sofrendo muito com a falta d’água na comunidade da cidade do Litoral Norte de Alagoas. O liquido não chega nas torneiras regularmente há cerca de duas semanas. As pessoas da localidade também reclamam da demora do abastecimento com carro-pipa.

O que tem amenizado a situação das pessoas que vivem na comunidade do Arruado da Cerâmica é que nestes dias o município litorâneo tem sendo castigado por chuvas e a população local tem armazenado a água da chuva para utilizar nos afares domésticos.


Morador da comunidade, Ricardo Alexandro relatou a situação. “A gente ficou mais de uma semana sem água aqui na Cerâmica, aproximadamente uns 12 dias sem água. Eu enchi a caixa d’água com água da chuva. A gente liga para trazer o carro-pipa e depois de quase 15 dias chegou domingo e não abasteceu todo mundo. Os afazeres ficam com roupas acumuladas, sujas, sem poder lavar; vasilhas de prato sujas; água só pode tomar banho uma vez por dia, não tem o privilégio de tomar duas, três vezes, só pode uma, a economia é tremenda, igual ao Sertão. Agora a conta não falha, todo mês chega”, reclamou.

O morador Advan Francisco contou que tomar banho no chuveiro virou um privilégio. “Eu estou tomando banho de cuia. O carro-pipa vem e enche a caixa d’água e eu encho um balde e vou para o banheiro. O chuveiro aqui é só de boniteza, faz dois anos que não tomo banho de chuveiro. A conta de água vem todo mês e a gente paga certinho. Só não tem água. A gente liga para o carro-pipa chegar em 48 horas. Se tiver com conta atrasada, o carro-pipa não abastece. Pede logo a conta e se tiver atrasado fica sem água. Tem uma senhora aqui de 90 anos e a gente tomba água de balde para ela para dar banho”, disse.

A situação é ainda pior para quem pessoa portadora de necessidade especial em casa, como é o caso da Marinalva Torres. “Passou uma semana todinha sem água e só veio chegar no domingo. Tenho um filho especial. Liguei pedindo o carro-pipa no último sábado (6) e só chegou nesta segunda-feira (15). A gente fica numa situação de misericórdia porque sem água com um menino especial precisando de água, tenho que pedir água ao vizinho (sem ter) ou então compra água. Uma semana sem água como é que fica?”, questionou.

Quem é idoso também sofre muito com a situação. “Passamos oito, dez dias sem água. A minha caixa passou oito dias seca. Telefonamos e domingo deixou a caixa meia. Já tenho a caixa no chão para esperar o carro-pipa porque não tenho mais esperança de água chegar na caixa na parte de cima. O vizinho que tem um poço a gente pede um balde e socorre a gente. São pessoas aqui em casa, sendo duas crianças. No tempo da Casal era melhor”, comparou Benedito Cândido, de 86 anos.

O morador Erivaldo José comunicou que passou a gastar para comprar água mineral. “Às vezes tem tempo que a gente passa 15 dias sem ter um pingo de água na torneira. A gente é obrigado a comprar água mineral para fazer até o café da gente. A gente em casa com criança, idoso e fica aquela agonia toda. Tem um açude sujo e as vezes a gente tem que lavar água nele porque depende dessa água também, já que, a Verde Alagoas não fornece água para a gente e temos que comprar água mineral para sobreviver. Colhemos água da chuva para lavar roupas, o banheiro e tomar banho. O pipa eles dão 48 horas, mas quando vem aparecer são cinco, seis dias depois e a conta toda em dia”, relatou.

O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Verde Alagoas desde a manhã de segunda-feira (15), mas até a manhã desta terça-feira (16) nenhuma resposta foi dada.

Com apuração de Isac Silva