Justiça realiza audiência sobre impasse territorial em Maragogi
Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (9)

A justiça realizou na manhã desta quarta-feira (9), na cidade de Maragogi, uma audiência no Fórum Melchíades Lindoso, que trata de uma ação sobre reintegração/manutenção de posse, da fazenda Carão. O impasse na zona rural do município do Litoral Norte de Alagoas já dura anos.
O processo envolve a Central Açucareira Usina Santa Maria S/A e integrantes do Movimento Social Via do Trabalho (MSVT), que estão acampados há cerca de quatro anos na fazenda Carão. No local, vivem aproximadamente 80 famílias em moradias de lona e taipa.
A reunião no Fórum da Comarca de Maragogi é da 29ª Vara Cível da Capital – Conflitos Agrários, Possessórias e Imissão na Posse. O encontro envolveu integrantes da Defensoria Pública de Alagoas, Ministério Público de Alagoas (MPAL), Procuradoria do Município, Secretaria de Assistência Social de Maragogi, Incra-AL, Iteral, OAB Alagoas, Usina Santa Maria e Movimento Social Via do Trabalho.
O coordenador do movimento que está no Carão, Joeci Marino Lins Júnior, contou o que os acampados querem. “Na verdade, o que a gente quer é a terra para a gente fazer o desenvolvimento e plantação de todo tipo de fruta que a gente têm: bananeira, abacaxi e outras. Estamos lutando há vários anos com o intuito de acomodar as pessoas bem acomodadas, que até hoje não estão. Mas, a gente confia no Incra e a gente confia para o órgão agir nos devido pontos legais para a gente ter o ponto chave, que é a terra para o povo fazer a plantação e a colheita”, ressaltou.
Joeci Marino Lins Júnior frisou o que espera da ação. “A gente espera que o juiz avalie ponto por ponto e que ele vá ver a realidade. Ele indo vai pensar de uma maneira diferente. A gente está em ordem e esperando que os juízes que irão avaliar tenham clareza e consciência que têm muitas famílias e muitas crianças de baixo de lona e esperando a causa favorável”, disse. Após a audiência os envolvidos foram fazer uma visita técnica na fazenda Carão acompanhados da Polícia Militar. O coordenador ressaltou que a parte autora não está perseguindo e nem cobrando os acampados.

Veja também
Últimas notícias

Não há uma única prova que ligue Bolsonaro a golpe de 8/01, diz defesa

Operação Línguas Sujas identifica vazamento da BRK

Operação da PF investiga comércio de dinheiro falso pelos Correios na cidade de Piranhas

IMA multa empresas por danos ambientais perto do berçário de peixes-bois em Porto de Pedras
![[Vídeo] Sexto pinguim é encontrado encalhado no litoral alagoano](https://img.7segundos.com.br/Ro520hkb1ZrQYrAEM90TQg0Gl0c=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-03-at-083750.jpeg)
[Vídeo] Sexto pinguim é encontrado encalhado no litoral alagoano

Mãe é presa e filha adolescente é apreendida em operação da Polícia Civil de Alagoas em Cajueiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
