Maternidade de Maragogi é destaque de Alagoas em partos normais
Maternidade Maria Vicência Lima de Lira realiza em média 300 partos por ano

A Maternidade Maria Vicência Lima de Lira é mais uma vez destaque em território alagoano e recebeu pelo segundo ano consecutivo a placa do Centro Natural de Parto Normal do Estado de Alagoas pelo grande número de partos normais realizados na instituição localizada na rua José Buarque Sampaio, no bairro Centro. A honraria foi entregue em solenidade na manhã desta sexta-feira (28) e a maternidade de Maragogi realiza em média 300 partos normais por ano.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que nesse ano de 2025 será lançado o projeto ‘Gestar Bem’. O programa é para a gestante conhecer a maternidade e conhecer os profissionais da instituição. A solenidade realizada nesta sexta-feira (28) foi muito celebrada pelos servidores da unidade pública de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a unidade de Maragogi foi a que mais realizou partos no ano de 2024.

A coordenadora de enfermagem da maternidade, Jordana Clarissa Calado Alves, disse que o objetivo é aumentar o número de partos normais. “O que a gente quer com isso agora é que aumente ainda mais o número de partos normais aqui no município. O intuito do prefeito e do vice-prefeito e da secretária de Saúde é que aumente ainda mais o número de parto normal aqui no município”, ressaltou.
Jordana Calado frisou que a Maternidade Maria Vicência Lima de Lira possui estrutura e profissionais de referência para realização de partos naturais. “A gente tem enfermeiros obstetras, uma equipe de enfermagem qualificada e capacitada. No próximo mês a gente tem uma capacitação de emergências obstétricas, para questão do parto humanizado, para atender melhor ainda as nossas gestantes do município”, disse.

Quem esteve na solenidade foi a parteira Maria de Fátima Santos ‘Dona Fátima’, 73 anos. Ela atualmente está afastada das atividades, mas fez partos desde quando tinha 20 anos, sendo pioneira na cidade litorânea. “É uma honra estar aqui! Eu tenho amor ao que faço. Pra mim a minha profissão é em primeiro lugar. Não tem como coisa melhor no mundo de você estar numa sala de parto recebendo a gestante desde a entrada na maternidade até a saída dela. Não tem coisa melhor no mundo que a pessoa ajudar uma criança vir ao mundo e eu faço isso com amor e muita dedicação e carinho”, disse.

Gestar Bem
Jordana Calado explicou o projeto Gestar Bem. “Estamos criando esse ano o projeto ‘Gestar Bem’, o projeto que é para a gestante conhecer a maternidade, conhecer os profissionais da maternidade para que amenize a questão da ansiedade, medo, que ela se sinta acolhida, tira as dúvidas com relação ao parto normal e conhecer a nossa instituição, que é o principal, por conta que tem muitas gestantes que não conhecem a maternidade e o centro de parto”, contou.

A coordenadora de enfermagem deu mais detalhes do Gestar Bem. “Fazer a gestante conhecer a maternidade e tentar diminuir os partos cesarianos, que têm riscos. A gente vai mostrar o quanto é importante ter o parto natural, o parto normal, o parto humanizado para as gestantes e aumentar o número de partos no município”, finalizou.
Com Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
