Como funciona o cinturão interino no UFC
Organização criou opção para movimentar categorias quando o campeão linear está impossibilitado de defender o título por um longo período

O Ultimate Fighting Championship, UFC, é a principal organização de Artes Marciais Mistas, o MMA. Fundado em 1993, se tornou uma grande potência e atrai cada vez mais fãs pelo mundo.
Dentro da organização existem diversas situações e termos que despertam a curiosidade de quem não está 100% por dentro, como o cinturão interino, por exemplo.
Além de movimentar rankings e desafiar campeões lineares, o UFC gera movimento nas melhores casas de apostas, especialmente quando cinturões interinos entram em disputa e aumentam a imprevisibilidade dos resultados. Jogue com responsabilidade.
Como funciona o cinturão interino no UFC?
A disputa por cinturões interinos tem ganhado cada vez mais destaque nos cards principais, tornando-se uma solução temporária para manter o ritmo das disputas de título no octógono.
Isso ocorre quando o campeão linear está inativo por lesão ou outros motivos. A organização, então, recorre ao cinturão interino como uma estratégia que, além de manter o interesse do público pela categoria, movimenta as disputas.
Quando o campeão linear está apto a retornar, normalmente enfrenta o campeão interino em um duelo de unificação. São raros os casos em que esse embate não ocorre.
Outra situação comum no UFC envolvendo cinturões interinos ocorre quando o campeão sobe de categoria, mas não abre mão oficialmente do título. Com isso, o UFC evita longos períodos sem defesas com a disputa do cinturão interino e, consequentemente, gera expectativa e engajamento para a unificação futura.
É importante destacar que o campeão linear é o verdadeiro detentor do título, enquanto o interino possui caráter provisório, o que preserva a legitimidade da divisão.
Tom Aspinall: o campeão interino por mais tempo
Com Jon Jones afastado por lesão, Tom Aspinall foi convocado para enfrentar Sergei Pavlovich pelo título interino dos pesos-pesados no UFC. Ele aceitou o desafio e venceu com um nocaute no primeiro round, ganhando o cinturão.
Porém, no retorno de Jon Jones, o duelo de unificação não aconteceu. O americano acabou enfrentando Stipe Miocic, enquanto Aspinall viveu uma situação curiosa, defendendo o título interino contra Curtis Blaydes, com nova vitória no primeiro round.
Foi a quarta vez na história que um atleta do UFC defendeu o título interino, e a primeira em que isso ocorreu com o campeão linear ainda em atividade.
“Jon (Jones) enganou o público dizendo que queria lutar com Ngannou por três anos. E agora não quer lutar comigo por mais de um ano”, declarou o lutador.
Após quase dois anos de Tom Aspinall como campeão interino, ele foi declarado o campeão linear após a aposentadoria de Jon Jones, confirmada pelo UFC. De quebra, o inglês se tornou o lutador com mais tempo de título provisório, superando Renan Barão. Confira o Top 10:
1. Tom Aspinall - 536 dias
2. Renan Barão - 535
3. Minotauro - 329
4. Carlos Condit - 287
5. Shane Carwin - 271
6. Fabrício Werdum - 210
7. Jon Jones - 200
8. Frank Mir - 196
9. Andrei Arlovski - 188
10. Tony Ferguson - 182
Veja também
Últimas notícias

No Dia dos Professores, Rafael Brito celebra aprovação de projeto que garante piso salarial a contratados temporários

Prefeita Ceci destaca transformação e valorização da Guarda Municipal de Atalaia

Carreta pega fogo e fica destruída em incêndio no Conjunto Antônio Lins em Rio Largo

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
