Como funciona o cinturão interino no UFC
Organização criou opção para movimentar categorias quando o campeão linear está impossibilitado de defender o título por um longo período
O Ultimate Fighting Championship, UFC, é a principal organização de Artes Marciais Mistas, o MMA. Fundado em 1993, se tornou uma grande potência e atrai cada vez mais fãs pelo mundo.
Dentro da organização existem diversas situações e termos que despertam a curiosidade de quem não está 100% por dentro, como o cinturão interino, por exemplo.
Além de movimentar rankings e desafiar campeões lineares, o UFC gera movimento nas melhores casas de apostas, especialmente quando cinturões interinos entram em disputa e aumentam a imprevisibilidade dos resultados. Jogue com responsabilidade.
Como funciona o cinturão interino no UFC?
A disputa por cinturões interinos tem ganhado cada vez mais destaque nos cards principais, tornando-se uma solução temporária para manter o ritmo das disputas de título no octógono.
Isso ocorre quando o campeão linear está inativo por lesão ou outros motivos. A organização, então, recorre ao cinturão interino como uma estratégia que, além de manter o interesse do público pela categoria, movimenta as disputas.
Quando o campeão linear está apto a retornar, normalmente enfrenta o campeão interino em um duelo de unificação. São raros os casos em que esse embate não ocorre.
Outra situação comum no UFC envolvendo cinturões interinos ocorre quando o campeão sobe de categoria, mas não abre mão oficialmente do título. Com isso, o UFC evita longos períodos sem defesas com a disputa do cinturão interino e, consequentemente, gera expectativa e engajamento para a unificação futura.
É importante destacar que o campeão linear é o verdadeiro detentor do título, enquanto o interino possui caráter provisório, o que preserva a legitimidade da divisão.
Tom Aspinall: o campeão interino por mais tempo
Com Jon Jones afastado por lesão, Tom Aspinall foi convocado para enfrentar Sergei Pavlovich pelo título interino dos pesos-pesados no UFC. Ele aceitou o desafio e venceu com um nocaute no primeiro round, ganhando o cinturão.
Porém, no retorno de Jon Jones, o duelo de unificação não aconteceu. O americano acabou enfrentando Stipe Miocic, enquanto Aspinall viveu uma situação curiosa, defendendo o título interino contra Curtis Blaydes, com nova vitória no primeiro round.
Foi a quarta vez na história que um atleta do UFC defendeu o título interino, e a primeira em que isso ocorreu com o campeão linear ainda em atividade.
“Jon (Jones) enganou o público dizendo que queria lutar com Ngannou por três anos. E agora não quer lutar comigo por mais de um ano”, declarou o lutador.
Após quase dois anos de Tom Aspinall como campeão interino, ele foi declarado o campeão linear após a aposentadoria de Jon Jones, confirmada pelo UFC. De quebra, o inglês se tornou o lutador com mais tempo de título provisório, superando Renan Barão. Confira o Top 10:
1. Tom Aspinall - 536 dias
2. Renan Barão - 535
3. Minotauro - 329
4. Carlos Condit - 287
5. Shane Carwin - 271
6. Fabrício Werdum - 210
7. Jon Jones - 200
8. Frank Mir - 196
9. Andrei Arlovski - 188
10. Tony Ferguson - 182
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
