Júri Internacional aprova renovação do Selo Bandeira Azul para Praia do Patacho
Porto de Pedras é a única representante de Alagoas

A belíssima Praia do Patacho, na cidade turística de Porto de Pedras, é mais uma vez a única de Alagoas a ter aprovada a instalação da Bandeira Azul. O Júri Internacional divulgou nesta sexta-feira (3) a lista dos 60 locais, sendo 50 praias e 10 marinas que foram aprovadas no Brasil para a certificação 2025/2026.
O Júri Internacional se reuniu em Copenhague, Dinamarca, e tomou a decisão final sobre os 60 locais e a praia alagoana foi aprovada pelo quinto ano seguido. A cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul está prevista para ocorrer em 31 de outubro no Iate Clube de Santos, no Guarujá, em São Paulo. A aprovação do Júri Nacional ocorreu em junho.
A renovação foi comemorada pelo prefeito de Porto de Pedras, Allan de Jesus (MDB). “Grande notícia! Acabou de sair o resultado do júri internacional: a Praia do Patacho acaba de renovar o Selo Bandeira Azul para a temporada 2025/2026! Orgulho que coloca Porto de Pedras mais uma vez no mapa do mundo, como exemplo de turismo e preservação ambiental”, postou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flavia Rego, também destacou a importância do trabalho contínuo que vem sendo realizado. “Manter o selo Bandeira Azul exige esforço, planejamento e muito envolvimento. A renovação mostra que estamos conseguindo manter os padrões internacionais exigidos, sem abrir mão da educação ambiental e da inclusão da comunidade neste processo. Estamos muito felizes e ainda mais motivados para seguir avançando”, frisou.
A Praia do Patacho tornou-se referência nacional com a conquista da certificação internacional. Para concessão da certificação, 34 critérios são levados em conta pelo júri, como qualidade da água, limpeza da praia, valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população.
A premiação
A premiação Bandeira Azul, reconhecida mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras, promete trazer mais reconhecimento ao turismo no Brasil. Na temporada passada, 49 locais receberam o selo, sendo 38 praias e 11 marinas. Os critérios são estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.
No Nordeste, além da Praia do Patacho, apenas mais cinco localidades foram aprovadas no Júri Internacional: Praia de Paraíso, Camaçari – BA; Praia da Espera, Camaçari – BA; Praia da Viração, Salvador – BA; Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA; e o Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA também foi aprovada. Além dos dois estados nordestinos, apenas Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo contam com localidades com a certificação.
Veja também
Últimas notícias

Poliana Rocha: conselheiro tutelar fala sobre polêmica de “adoção”

Campanha de vacinação antirrábica inicia no sábado (11) em Maceió; confira os locais

Cadela cai em aquário ao tentar “nadar” com irmãos pets

O PlayStation que pode virar uma relíquia da Igreja Católica

Arapiraca emite alerta após internação de pacientes por aplicação de silicone industrial por dentista

Empresário agride namorada em elevador de luxo em hotel; mulher ficou ensanguentada
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
