Reitor de Universidade justifica honraria concedida a ex-presidente Lula
Jairo Campos acredita que o político reúne características e atributos que o dignificam.
Não precisou o ex-presidente Lula desembarcar em Alagoas para a mídia noticiar. A vinda do político já estava nos noticiários locais e nacionais há um tempo, visto que a justificativa da visita dele a Arapiraca, a honraria Doutor Honoris Causa, rendeu até ameaça de morte ao reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos.
Questionado nesta quarta-feira (23) pelo 7 segundos sobre a sua coragem em seguir em frente, o professor foi taxativo: “eu jamais andaria para trás. Alagoas sabe fazer uma festa bonita e por isso hoje estamos aqui”. O educador explicou que foi o órgão máximo da instituição, que é o Conselho Universitário, quem concedeu o título ao Lula e ele respeita todas as decisões colegiadas.
Além disso, Jairo Campos acredita que o ex-presidente, independentemente de qualquer especulação política, reúne características e atributos que o dignificam.
“Ele tirou o Brasil do mapa internacional da fome, fortaleceu o campo dos pobres, dobrou o acesso ao ensino superior, revolucionando o mesmo, ou seja, esta honraria está à altura do presidente Lula”, justificou.
O reitor explicou que a homenagem Doutor Honoris Causa é um reconhecimento universal a quem produz ciência e saber, como intelectuais, cientistas, artistas e que qualquer pessoa pode ser agraciada, mesmo que não tenha diploma de curso superior.
Quando falou isso, o professor se digiriu ao Lula. “Ele foi reconhecido pela Universidade como um ser humano com uma perspectiva social humanitária de um mundo melhor”, disse. “O legado dele justifica tudo”, afirmou Jairo Campos.
De qualquer forma, o reitor sugeriu que quem não concordar com a sua explicação pode conferir o artigo 207 da Constituição Federal.
Segue abaixo:

Veja também
Últimas notícias
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
