Arapiraca

Reitor de Universidade justifica honraria concedida a ex-presidente Lula

Jairo Campos acredita que o político reúne características e atributos que o dignificam.

Por 7 Segundos Arapiraca 23/08/2017 13h01
Reitor de Universidade justifica honraria concedida a ex-presidente Lula
Professor e Reitor da Uneal, Jairo Campos. - Foto: Reprodução/Vídeo 7 Segundos

Não precisou o ex-presidente Lula desembarcar em Alagoas para a mídia noticiar. A vinda do político já estava nos noticiários locais e nacionais há um tempo, visto que a justificativa da visita dele a Arapiraca, a honraria Doutor Honoris Causa, rendeu até ameaça de morte ao reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos.

Questionado nesta quarta-feira (23) pelo 7 segundos sobre a sua coragem em seguir em frente, o professor foi taxativo: “eu jamais andaria para trás. Alagoas sabe fazer uma festa bonita e por isso hoje estamos aqui”. O educador explicou que foi o órgão máximo da instituição, que é o Conselho Universitário, quem concedeu o título ao Lula e ele respeita todas as decisões colegiadas.

Além disso, Jairo Campos acredita que o ex-presidente, independentemente de qualquer especulação política, reúne características e atributos que o dignificam.

“Ele tirou o Brasil do mapa internacional da fome, fortaleceu o campo dos pobres, dobrou o acesso ao ensino superior, revolucionando o mesmo, ou seja, esta honraria está à altura do presidente Lula”, justificou.

O reitor explicou que a homenagem Doutor Honoris Causa é um reconhecimento universal a quem produz ciência e saber, como intelectuais, cientistas, artistas e que qualquer pessoa pode ser agraciada, mesmo que não tenha diploma de curso superior.  

Quando falou isso, o professor se digiriu ao Lula. “Ele foi reconhecido pela Universidade como um ser humano com uma perspectiva social humanitária de um mundo melhor”, disse. “O legado dele justifica tudo”, afirmou Jairo Campos.

De qualquer forma, o reitor sugeriu que quem não concordar com a sua explicação pode conferir o artigo 207 da Constituição Federal.

Segue abaixo: