Hospital do Agreste vai pesquisar perfil de vítimas de acidente e da violência
Aplicação de questionário específico começa em 1º de setembro
O perfil das vítimas de acidentes e de agressão atendidas no Hospital de Emergência do Agreste, situado em Arapiraca, será detalhado em pesquisa aprofundada, segundo a assessoria da unidade pública da rede estadual. A coleta de dados do diagnóstico avançado começa a ser feita a partir de sexta-feira, primeiro dia do mês de setembro.
De acordo com o HE do Agreste, o levantamento irá ocorrer durante todo o mês de setembro e tem como propósito coletar informações das vítimas de acidentes de trânsito e também de queimaduras, agressão e ainda outros tipos de violência.
A pesquisa é coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do ‘Viva Inquérito’, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), HE do Agreste, em Arapiraca, e HGE, em Maceió. Os dois municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para aplicação da pesquisa ‘Viva Inquérito 2017’, em suas unidades hospitalares de urgência e emergência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, a pesquisa será aplicada em 23 plantões, com turnos indicados pelo Ministério da Saúde, nos setores de Classificação de Risco, Área Vermelha e Ortopedia. A coleta de dados será feita por meio de questionário estruturado e com metodologia específica.
Esse tipo de pesquisa ocorre a cada três anos e também será realizada nas 26 capitais brasileiras, Distrito Federal, além de outras 12 cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde.
Após a coleta de dados, será conhecido o perfil das vítimas de acidentes e violências, bem como do provável autor da agressão. De posse das informações, serão elaboradas políticas públicas propondo medidas que reduzam ou evitem esses casos de violência, utilizando-se dos Núcleos de Promoção da Saúde e Cultura da Paz.
Veja também
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
