Hospital do Agreste vai pesquisar perfil de vítimas de acidente e da violência
Aplicação de questionário específico começa em 1º de setembro
O perfil das vítimas de acidentes e de agressão atendidas no Hospital de Emergência do Agreste, situado em Arapiraca, será detalhado em pesquisa aprofundada, segundo a assessoria da unidade pública da rede estadual. A coleta de dados do diagnóstico avançado começa a ser feita a partir de sexta-feira, primeiro dia do mês de setembro.
De acordo com o HE do Agreste, o levantamento irá ocorrer durante todo o mês de setembro e tem como propósito coletar informações das vítimas de acidentes de trânsito e também de queimaduras, agressão e ainda outros tipos de violência.
A pesquisa é coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do ‘Viva Inquérito’, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), HE do Agreste, em Arapiraca, e HGE, em Maceió. Os dois municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para aplicação da pesquisa ‘Viva Inquérito 2017’, em suas unidades hospitalares de urgência e emergência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, a pesquisa será aplicada em 23 plantões, com turnos indicados pelo Ministério da Saúde, nos setores de Classificação de Risco, Área Vermelha e Ortopedia. A coleta de dados será feita por meio de questionário estruturado e com metodologia específica.
Esse tipo de pesquisa ocorre a cada três anos e também será realizada nas 26 capitais brasileiras, Distrito Federal, além de outras 12 cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde.
Após a coleta de dados, será conhecido o perfil das vítimas de acidentes e violências, bem como do provável autor da agressão. De posse das informações, serão elaboradas políticas públicas propondo medidas que reduzam ou evitem esses casos de violência, utilizando-se dos Núcleos de Promoção da Saúde e Cultura da Paz.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
