Hospital do Agreste vai pesquisar perfil de vítimas de acidente e da violência
Aplicação de questionário específico começa em 1º de setembro

O perfil das vítimas de acidentes e de agressão atendidas no Hospital de Emergência do Agreste, situado em Arapiraca, será detalhado em pesquisa aprofundada, segundo a assessoria da unidade pública da rede estadual. A coleta de dados do diagnóstico avançado começa a ser feita a partir de sexta-feira, primeiro dia do mês de setembro.
De acordo com o HE do Agreste, o levantamento irá ocorrer durante todo o mês de setembro e tem como propósito coletar informações das vítimas de acidentes de trânsito e também de queimaduras, agressão e ainda outros tipos de violência.
A pesquisa é coordenada pelo Ministério da Saúde, por meio do ‘Viva Inquérito’, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), HE do Agreste, em Arapiraca, e HGE, em Maceió. Os dois municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para aplicação da pesquisa ‘Viva Inquérito 2017’, em suas unidades hospitalares de urgência e emergência.
Segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia Hospitalar do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, a pesquisa será aplicada em 23 plantões, com turnos indicados pelo Ministério da Saúde, nos setores de Classificação de Risco, Área Vermelha e Ortopedia. A coleta de dados será feita por meio de questionário estruturado e com metodologia específica.
Esse tipo de pesquisa ocorre a cada três anos e também será realizada nas 26 capitais brasileiras, Distrito Federal, além de outras 12 cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde.
Após a coleta de dados, será conhecido o perfil das vítimas de acidentes e violências, bem como do provável autor da agressão. De posse das informações, serão elaboradas políticas públicas propondo medidas que reduzam ou evitem esses casos de violência, utilizando-se dos Núcleos de Promoção da Saúde e Cultura da Paz.
Veja também
Últimas notícias

Jovem é executado dentro de casa no bairro Clima Bom, em Maceió

Prefeito Eduardo Bulhões recebe representante de moto clube e confirma realização do 7º Moto Fest em Santana do Ipanema

Alfredo Gaspar lembra tragédia da Braskem em Maceió e faz apelo contra PL do Licenciamento Ambiental

Festival da Liberdade e Juventude bate recorde de público e se consagra como um dos maiores eventos de Alagoas

Prefeitura de Porto Real do Colégio manifesta preocupação com qualidade da água ofertada à população
Secretaria de Saúde orienta sobre importância da vacinação contra o vírus da rubéola
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
