Represas de Xingó e Sobradinho liberam menor vazão da história do Velho Chico
Redução no maior reservatório da bacia iguala média já praticada entre Alagoas e Sergipe
Mantida abaixo do mínimo necessário para a manutenção do seu equilíbrio, a vazão do Rio São Francisco ficará ainda menor. O volume liberado a partir da represa de Sobradinho, localizada na Bahia, vai o mesmo volume que já é praticado em Xingó: apenas 550 metros cúbicos por segundo.
A redução de vazão no maior reservatório de toda a bacia do Velho Chico – o de Sobradinho – passa a valer a partir da próxima semana, conforme informação divulgada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A decisão foi comunicada durante reunião na Agência Nacional de Águas (ANA) que avaliou as condições hidrológicas em toda a bacia do Rio São Francisco.
Apesar do inverno generoso em parte do Nordeste brasileiro, a previsão de chuvas para a região onde estão as nascentes do Velho Chico, em Minas Gerias, são desanimadoras. Com poucas chuvas no Alto São Francisco, a região “produtora” de água para a bacia.
Por conta desse quadro, a partir de segunda-feira (09), a vazão em Sobradinho será a mesma estabelecida para Xingó (550 m³/s).
O lago de Sobradinho está atualmente com menos de 5% de sua capacidade de armazenamento.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
