Prefeitos e vereadores de cidades do Sertão devem criar Conselho de Segurança
Termo foi assinado durante audiência pública organizada pelo Ministério Público Estadual
Prefeitos e vereadores de cidades localizadas na região do Alto Sertão alagoano assumiram a responsabilidade de instalar o Conselho Municipal de Segurança Pública nos respectivos municípios. A iniciativa consta em termo de compromisso assinado durante audiência pública realizada em Delmiro Gouveia, cidade polo do semiárido de Alagoas.
A criação dos fóruns locais para tratar de questões relacionadas á segurança pública foi defendida pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e pelo diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, com apoio dos promotores de justiça da região, segundo informa o Ministério Público Estadual.
O debate que gerou a assinatura do termo de compromisso por gestores e parlamentares de oito municípios sertanejos aconteceu no Campus da Universidade Federal de Alagoas na última quarta-feira (25).
“Não adianta fazer discursos vazios, a hora é de agir e cada um assumir suas responsabilidades, ofertar o que pode, em vez de ficar apontando o erro do outro. As alternativas precisam ser postas em prática para que tenhamos mais resultados eficazes e o Ministério Público vai cobrar”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, destacando a importância do Conselho Municipal de Segurança Pública para um público de aproximadamente 300 pessoas.
Já o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques deixou claro que esse projeto será disseminado em todo estado, sob fiscalização do MPE/AL. “O que pretendemos é implantar o conselho, que terá representatividade de vários segmentos da sociedade civil organizada para que o cidadão tenha mais ganhos. É necessário mudarmos o sistema e conscientizarmos os gestores de que o problema também é deles e que devem se envolver para proporcionar melhorias aos munícipes”, declarou Malta Marques.
O presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), juiz Maurício Breda, reafirmou o entendimento do Ministério Público falando do exemplo de ações que são definidas e implantadas no estado com a participação de todos. O magistrado também deixou claro que um Conselho Municipal de Segurança Pública servirá para nortear os rumos do município e abrir espaço para que as providências sejam adotadas com mais solidez.
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
