Saúde

Campanha tenta sensibilizar doadores de sangue para melhorar estoque

Proximidade das festas de final de aumento gera aumento de demanda

Por Fernando Vinícius 25/11/2017 09h09
Campanha tenta sensibilizar doadores de sangue para melhorar estoque
Hemoar 2 - Foto: Arquivo pessoal

Com objetivo de sensibilizar doadores de sangue para aumentar o estoque de bolsas, o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) intensificou os trabalhos durante toda a semana que comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Com apoio da mídia local, a direção do Hemoar divulgou as atividades cujo resultado ficou abaixo do esperado, conforme revelou a assistente social Eliene Alves ao 7 Segundos na tarde desta sexta-feira (24).

“A gente esperava um público maior em nosso hemocentro”, disse a funcionária, frisando que os números da campanha ainda não estavam concluídos.

De modo geral, a média de doadores registrada no Hemoar varia de 1.300 a 1.100 por mês. Contudo, a preocupação com o volume de bolsas disponível no estoque aumenta por conta da demanda crescente a cada final de ano.

“Nós já sabemos que a partir do dia 10 de dezembro há uma tendência de redução de doadores porque as pessoas viajam ou estão participando de confraternizações, planejando o Natal e o Ano Novo, daí a nossa preocupação em tentar melhorar nosso estoque desde já”, explicou a assistente social.

Eliene Alves acrescenta que o Hemoar é responsável por atender cinco unidades de saúde localizadas em Arapiraca e mais nove hospitais situados nas regiões do Baixo São Francisco e do Sertão de Alagoas.

“Cada bolsa pode salvar até três vidas, então é muito importante que as pessoas compareçam”, destacou a assistente social que acrescentou a ida do ônibus do Hemoar para Senador Rui Palmeira, município sertanejo, com objetivo de conseguir doadores de sangue e para Delmiro Gouveia, onde o foco foi a busca por doadores para o banco relacionado à medula óssea.