Defensoria Pública do Estado aciona Justiça para garantir de tratamento do Glaucoma em municípios
A Defensoria Pública do Estado acionará a Justiça para garantir que Estado e municípios que executam o Programa de Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma mantenham o atendimento à população alagoana. A medida será tomada pelo Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da instituição devido à impossibilidade de acordo entre o Estado e os municípios sobre a divisão dos custos da manutenção do programa.
Nesta terça-feira (27), a Defensoria Pública recebeu representantes das Secretarias de Saúde do Estado (Sesau), dos municípios de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O encontro, ocorrido na sede da Defensoria, na Avenida Fernandes Lima, teve como objetivo discutir a proposta da instituição para o estabelecimento de um rateio dos custos do tratamento do glaucoma entre a Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias de saúde dos municípios em relação aos seus munícipes, na proporção de 50% para cada ente público.
No entanto, durante a reunião, os representantes da Sesau informaram que o Estado não tem condições de assumir neste momento o custeio do tratamento e diagnóstico do glaucoma, na proporção proposta, limitando-se a solicitar a realização de um projeto para dimensionar os custos de reavaliação e tratamento dos pacientes.
O Município de Maceió explicou que tem se responsabilizado pelos pacientes do município, cerca de 14 mil pacientes. E as secretarias de saúde de Arapiraca e União dos Palmares afirmaram que não tem condições de arcar sozinhas com todos os pacientes de suas regiões, necessitando de uma contrapartida financeira do Estado.
Para o defensor público Daniel Alcoforado, a postura da Secretaria de Estado da Saúde é lamentável e beira a irresponsabilidade. “A Sesau tem conhecimento que aproximadamente 45 mil pessoas necessitam continuar o tratamento, sob risco de cegueira. No entanto, foge de sua responsabilidade, esquecendo que a obrigação pela efetivação do direito constitucional à saúde é compartilhada por todos os entes federativos", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
