Tecnologia

Arapiraca fica de fora da primeira etapa do "Internet para todos" por negativa de Teófilo

Por 7segundos 13/03/2018 12h12
Arapiraca fica de fora da primeira etapa do 'Internet para todos' por negativa de Teófilo
Internet para todos - Foto: Assessoria

Arapiraca perdeu a oportunidade de ser contemplada na primeira etapa do projeto Internet para todos, financiada pelo Governo Federal. O projeto visa instalar serviços de internet, gratuitos ou a baixo custo, para populações com dificuldade de acesso ao serviço.

A iniciativa do governo federal liberou R$ 2 bi em recursos para a implantação do serviço em todo o território nacional, saindo daí quase todos os custos do projeto. Cabe aos municípios que aderirem apenas os custos com segurança dos equipamentos, o local de instalação e a energia utilizada.

Arapiraca recebeu o convite para o projeto através de um termo de adesão. Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino foram a Brasília entender o projeto, fazendo posteriormente a indicação na Câmara Municipal. A proposta, segundos eles, foi negada pelo prefeito Rogério Teófilo. Em Alagoas, 90 municípios aderiram ao projeto, e 57 já estão aptos a receberem os serviços.

Fábio Henrique explicou como o projeto foi proposto:

“Arapiraca recebeu o convite, o termo de adesão, e eu e o vereador Léo fomos ao Ministério, em Brasília, saber como seria esse projeto Internet para todos. Chegamos em Arapiraca, fizemos a indicação na Câmara, onde foi aprovado o requerimento. Quando ligaram de Brasília para o gabinete da prefeitura, o prefeito Rogério disse não ter interesse. A contrapartida da prefeitura é colocar um vigia onde vai ficar o equipamento, o local que ele vai ceder para a instalação da antena, e a energia elétrica. O valor ia ser irrisório, e teríamos equipamentos de primeiro mundo, internet superpotente. Este projeto vai beneficiar quem menos pode. Escolas da zona rural, postos de saúde, telecentros, e, para as pessoas, vai chegar a baixo custo”.

O vereador Léo Saturnino ressalta que nem tudo está perdido: “Arapiraca já está perdendo porque não vai estar nesta primeira etapa. Vai ter uma segunda etapa. Os locais para instalação dos equipamentos, a maioria já existe, que são as escolas. Já se pagam vigias nas escolas, e os equipamentos não vão gerar quase nada de consumo de energia para aquela escola”.

 

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca esclarece:

“O Município de Arapiraca iniciou o contato com o Ministério da Ciência e Tecnologia no dia 28 de fevereiro com o objetivo de aderir ao programa, no entanto, após o surgimento de dúvidas e insucesso no contato telefônico, foram formalizadas por e-mail as dúvidas nos dias 05 e 09 de março. No entanto, tais dúvidas foram tiradas na manhã desta segunda (12/03/2018) por telefone com o Sr. Fábio Carvalho.

É importante esclarecer que o município de Arapiraca não está de fora do Programa, pois o mesmo encontra-se aberto para adesão e que, de acordo com o técnico do Ministério, com data ainda indefinida pelo Ministro para encerramento da adesão.

A preocupação do Prefeito Rogério Teófilo se dá principalmente pelo custo que a população ainda deverá pagar, haja vista que após todos os esforços do Ministério e dos Municípios, tal serviço poderia ser gratuito.

OBS: A Prefeitura através do Núcleo de Tecnologia da Informação vem revitalizando os TELECENTROS, onde no total são 24 prédios com 11 computadores cada. A previsão de retorno das atividades em sua totalidade é até o início de junho de 2018”.