Arapiraca fica de fora da primeira etapa do "Internet para todos" por negativa de Teófilo

Arapiraca perdeu a oportunidade de ser contemplada na primeira etapa do projeto Internet para todos, financiada pelo Governo Federal. O projeto visa instalar serviços de internet, gratuitos ou a baixo custo, para populações com dificuldade de acesso ao serviço.
A iniciativa do governo federal liberou R$ 2 bi em recursos para a implantação do serviço em todo o território nacional, saindo daí quase todos os custos do projeto. Cabe aos municípios que aderirem apenas os custos com segurança dos equipamentos, o local de instalação e a energia utilizada.
Arapiraca recebeu o convite para o projeto através de um termo de adesão. Os vereadores Fábio Henrique e Léo Saturnino foram a Brasília entender o projeto, fazendo posteriormente a indicação na Câmara Municipal. A proposta, segundos eles, foi negada pelo prefeito Rogério Teófilo. Em Alagoas, 90 municípios aderiram ao projeto, e 57 já estão aptos a receberem os serviços.
Fábio Henrique explicou como o projeto foi proposto:
“Arapiraca recebeu o convite, o termo de adesão, e eu e o vereador Léo fomos ao Ministério, em Brasília, saber como seria esse projeto Internet para todos. Chegamos em Arapiraca, fizemos a indicação na Câmara, onde foi aprovado o requerimento. Quando ligaram de Brasília para o gabinete da prefeitura, o prefeito Rogério disse não ter interesse. A contrapartida da prefeitura é colocar um vigia onde vai ficar o equipamento, o local que ele vai ceder para a instalação da antena, e a energia elétrica. O valor ia ser irrisório, e teríamos equipamentos de primeiro mundo, internet superpotente. Este projeto vai beneficiar quem menos pode. Escolas da zona rural, postos de saúde, telecentros, e, para as pessoas, vai chegar a baixo custo”.
O vereador Léo Saturnino ressalta que nem tudo está perdido: “Arapiraca já está perdendo porque não vai estar nesta primeira etapa. Vai ter uma segunda etapa. Os locais para instalação dos equipamentos, a maioria já existe, que são as escolas. Já se pagam vigias nas escolas, e os equipamentos não vão gerar quase nada de consumo de energia para aquela escola”.
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca esclarece:
“O Município de Arapiraca iniciou o contato com o Ministério da Ciência e Tecnologia no dia 28 de fevereiro com o objetivo de aderir ao programa, no entanto, após o surgimento de dúvidas e insucesso no contato telefônico, foram formalizadas por e-mail as dúvidas nos dias 05 e 09 de março. No entanto, tais dúvidas foram tiradas na manhã desta segunda (12/03/2018) por telefone com o Sr. Fábio Carvalho.
É importante esclarecer que o município de Arapiraca não está de fora do Programa, pois o mesmo encontra-se aberto para adesão e que, de acordo com o técnico do Ministério, com data ainda indefinida pelo Ministro para encerramento da adesão.
A preocupação do Prefeito Rogério Teófilo se dá principalmente pelo custo que a população ainda deverá pagar, haja vista que após todos os esforços do Ministério e dos Municípios, tal serviço poderia ser gratuito.
OBS: A Prefeitura através do Núcleo de Tecnologia da Informação vem revitalizando os TELECENTROS, onde no total são 24 prédios com 11 computadores cada. A previsão de retorno das atividades em sua totalidade é até o início de junho de 2018”.
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
