Projeto no senado quer incentivar a contratação de maiores de 55 anos

Nesta terça-feira (28), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), entre outras pautas, vai discutir a que estabelece cotas e políticas públicas de incentivo às empresas para contratação de trabalhadores a partir de 55 anos de idade. O projeto de lei é do senador licenciado Cidinho Santos (PR-MT).
O texto prevê que empresas com número de funcionários entre 26 e 50 deverão ter ao menos um com 55 anos de idade ou mais. Para empresas que tenham entre 51 e 100 empregados, a cota sobe para 5 contratados. E nas companhias que possuem mais de 100 funcionários, a cota será de 5% das vagas. O projeto veda o uso desses funcionários em atividades insalubres de grau máximo. Eles também não poderão ter seus contratos rescindidos sem justa causa caso faltem 6 meses ou menos para obtenção da aposentadoria.
Incentivos
Duas políticas de incentivo estão sendo oferecidas às empresas para contratarem trabalhadores a partir de 55 anos ou mais: a primeira reduz em 50% o encargo com o vale-transporte; a segunda reduz em 50% a contribuição devida pela empresa sobre a folha salarial desses empregados. A contribuição reduzida, no entanto, só terá validade quando o crescimento do PIB anual for inferior a 2%.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
