Alagoas

Corte da Operação Pipa provoca escassez de água potável em Alagoas

AMA quer elaborar decreto de emergência por falta de água nas cidades alagoanas

Por 7Segundos com Assessoria 12/07/2018 15h03
Corte da Operação Pipa provoca escassez de água potável em Alagoas
Falta de chuvas está preocupando gestores - Foto: Assessoria

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está orientando os municípios na elaboração dos seus relatórios para solicitar a retomada da operação “Carro Pipa”. A ideia é sensibilizar o Governo Federal para a retomada do programa que foi suspensa.

A preocupação dos prefeitos é que o volume de chuva da região atingida pela seca não é suficiente para encher os barreiros e a água potável para consumo humano ainda é escassa.

De acordo com a entidade, as cidades de Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa estão fora da operação.

Para que esses municípios não percam o abastecimento pela operação, AMA e a Defesa Civil do Estado realizarão um mutirão para elaboração de um novo decreto de emergência por seca, na próxima segunda-feira (16) com todos os coordenadores municipais das defesas civis.

“Este ano tem sido bastante irregular com um dos piores invernos, maio choveu, junho foi seco, julho choveu um pouco, mas não deu nem para molhar a terra. Os agricultores não conseguem arar as terras para fazer o plantio. Infelizmente, vamos ter prejuízo na agricultura”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Hoje o Exército atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões-pipa nos 30 municípios que possuem decreto de emergência com vigência até agosto desse ano.