MPE revela detalhes da atuação de falsos médicos
Mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram autorizados pela justiça e cumpridos em Maceió e Arapiraca, nas residências de três pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa. A atuação de falsos médicos no interior do Estado foi o pontapé inicial para a investigação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), após a diretoria de um hospital desconfiar dos “profissionais” durante atendimento a pacientes.
Segundo informações do MPE, dois dos acusados apresentaram cópias de documentos falsos, à direção de hospitais públicos alagoanos, quando foram contratados. O terceiro suspeito, médico regularmente inscrito no Conselho de Medicina, emprestava sua documentação para os farsantes. Um dos investigados chegou a atender cerca de 200 pessoas, em plantões de março a junho desse ano, chegando a faturar um total de R$ 25 mil.
O Promotor de Justiça Guilherme Diamantaras, confirmou que dois dos acusados estudaram medicina em faculdades da Bolívia e do Paraguai, mas não possuíam a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida. Por isso, estavam impedidos de exercer a profissão em qualquer cidade brasileira.
"Dois dos investigados atualmente davam plantões na Unidade Mista de Saúde Dr. Ezechias da Rocha, em Major Izidoro e na Casa Maternal de Piaçabuçu. Com a documentação do irmão, um deles estava trabalhando legalmente e com toda documentação reconhecida. Já o outro se fazia passar pelo pai, médico formado no Brasil. Os dois utilizavam carimbos com inscrição no CRM, do irmão e do pai, assinando fichas de atendimento. Diante da fraude, eles induziam e mantinham em erro os hospitais que o contratavam”, revelou o promotor.
Quando começou a desconfiar dos protocolos realizados pelos falsos médicos, a direção do hospital checou e constatou as irregularidades, acionando a Promotoria de Justiça.
Veja também
Últimas notícias
Operação prende três suspeitos e apreende drogas e armas em Coruripe e Feliz Deserto
Sefaz-AL suspende atendimento presencial nesta sexta-feira (30) e na segunda-feira (2)
Alagoas inicia Campanha de Vacinação Antirrábica na próxima terça-feira (3)
Comerciante denuncia vazamento de água há quase dois anos em Arapiraca
Feriado de Finados altera funcionamento do comércio e de serviços em Alagoas
Saiba o funcionamento das unidades do Hemoal nos feriados do Servidor e Finados
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
