MPE revela detalhes da atuação de falsos médicos
Mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram autorizados pela justiça e cumpridos em Maceió e Arapiraca, nas residências de três pessoas suspeitas de integrar uma associação criminosa. A atuação de falsos médicos no interior do Estado foi o pontapé inicial para a investigação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), após a diretoria de um hospital desconfiar dos “profissionais” durante atendimento a pacientes.
Segundo informações do MPE, dois dos acusados apresentaram cópias de documentos falsos, à direção de hospitais públicos alagoanos, quando foram contratados. O terceiro suspeito, médico regularmente inscrito no Conselho de Medicina, emprestava sua documentação para os farsantes. Um dos investigados chegou a atender cerca de 200 pessoas, em plantões de março a junho desse ano, chegando a faturar um total de R$ 25 mil.
O Promotor de Justiça Guilherme Diamantaras, confirmou que dois dos acusados estudaram medicina em faculdades da Bolívia e do Paraguai, mas não possuíam a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida. Por isso, estavam impedidos de exercer a profissão em qualquer cidade brasileira.
"Dois dos investigados atualmente davam plantões na Unidade Mista de Saúde Dr. Ezechias da Rocha, em Major Izidoro e na Casa Maternal de Piaçabuçu. Com a documentação do irmão, um deles estava trabalhando legalmente e com toda documentação reconhecida. Já o outro se fazia passar pelo pai, médico formado no Brasil. Os dois utilizavam carimbos com inscrição no CRM, do irmão e do pai, assinando fichas de atendimento. Diante da fraude, eles induziam e mantinham em erro os hospitais que o contratavam”, revelou o promotor.
Quando começou a desconfiar dos protocolos realizados pelos falsos médicos, a direção do hospital checou e constatou as irregularidades, acionando a Promotoria de Justiça.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
