Pescador é multado em quase 200 mil reais por pesca de animal em extinção
Foram encontradas 39 espécimes de caranguejo guaiamum em posse do pescador.
Um pescador proprietário de uma carcinicultura ilegal na região do Baixo São Francisco, em Piaçabuçu, foi autuado ontem em quase duzentos mil reais por ter sido pego em flagrante pescando caranguejo da espécie guaiamum, por membros da equipe aquática da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público Do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Foram encontradas 39 espécimes do animal em posse do pescador, todos com o tamanho inferior ao permitido e com a presença de fêmeas, que têm a sua captura proibida. Cada um tem um valor de autuação de cinco mil reais, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção.
Além dos crustáceos, a equipe encontrou uma motosserra sem autorização e registro do IBAMA, o que rendeu ao proprietário uma segunda multa no valor de mil reais. A carcinicultura também não tinha licença ambiental para o seu funcionamento, sendo embargada pela equipe técnica da FPI e, por isso, o responsável recebeu uma terceira autuação, essa no valor de doze mil e quinhentos reais.
“Fizemos um levantamento de imagens de satélite onde vimos vários locais propícios a instalação de carcinicultura, onde realizamos as vistorias. Desses, dois estavam autorizados e um sem autorização e sem a devida licença. Todas essa áreas pertecem ao município de Piaçabuçu, onde existe também uma Área de Proteção Ambiental (APA) onde essa prática também é proibida. Por lá, também devido ao trabalho que vem sendo feito de conscientização pela FPI, não encontramos nenhuma estrutura desse tipo em funcionamento”, explicou Rivaldo Couto, coordenador da equipe aquática.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar destaca força das mulheres durante encontro que reuniu lideranças femininas em Maceió
Homem que teria iniciado vaias no Maracanã manda recado para Virginia
Turista provoca revolta ao espalhar cinzas do marido em ilha grega
Abin quebra silêncio sobre suposto contato com influencer que viu Ovni
Entenda o “batismo” em avião da Seleção Brasileira antes da Copa
Carreta tomba e cai de ribanceira em trecho da BR-104, em São José da Laje
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
