Aproximação do verão pede cuidados contra o Aedes aegypti

Faltando um mês para o início do verão, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, reforça o combate aos criadores do Aedes Aegypti. Isso porque, mesmo com a redução do número de casos da dengue, zika e chikungunya este ano, o período é propenso para a proliferação do vetor destas doenças.
O supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, ressaltou que a população precisa ficar atenta para evitar o acúmulo de água. Isso porque, a água limpa e parada, aliada ao calor, é propícia para a proliferação do mosquito transmissor. “É necessário evitar caixas d’água descobertas, bem como, vasos e garrafas pets, entre outros recipientes, como pneus”, destacou.
Paulo Protásio salientou que, a partir desta segunda-feira (26), até a sexta-feira (30), será realizada uma Semana Integrada de Combate ao Aedes aegypti. A ação irá contar com a participação de diversos órgãos públicos, a exemplo das Secretárias Estaduais de Educação; Assistência Social e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além das Secretarias Municipais de Saúde.
“Serão realizadas ações de educação integradas ao Programa Saúde na Escola. Também iremos reforçar as atividades rotineiras de conscientização, identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito”, reforçou o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio.
Coleta de Pneus – Outra iniciativa importante a ser realizada neste período será o Dia D de coleta de Pneus, que acontecerá no dia 7 de dezembro. “A ação é capitaneada pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em parceria com a Sesau e a Defesa Civil Estadual, que atuará recolhendo pneus em Maceió e nas maiores cidades do interior do Estado”, reforçou.
O supervisor de endemias da Sesau lembrou, ainda, que a cooperação entre sociedade e agentes públicos é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar de todos. “E no verão, que está se aproximando, é necessário aumentar a vigilância para evitar o aumento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti”, salientou Paulo Protásio.
Veja também
Últimas notícias

Carro pega fogo ao lado do Ceasa, na Forene, em Maceió

Haddad diz que negociar com Estados Unidos é prioridade para o governo

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com vídeos de pornografia infantil

Suspeito de assalto é baleado no Village Campestre, em Maceió; comparsa fugiu

Câmara de Maceió lança 4ª temporada do programa "Câmara em Debate" para aproximar Legislativo da população

PC prende jovem de 19 anos por ameaças e perseguição à ex-companheira grávida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
