TRT/AL realiza audiência de conciliação por WhatsApp
Inovação foi conduzida pelo juiz Flávio Luiz da Costa
Na última terça-feira (05.02), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) utilizou a tecnologia para superar distância e solucionar, com rapidez, mais um litígio trabalhista. Na ocasião, as partes firmaram acordo em audiência de conciliação realizada por chamada de vídeo feita pelo aplicativo WhatsApp. A sessão foi conduzida pelo juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa.
De acordo com o magistrado, a opção de utilizar o aplicativo levou em consideração a dificuldade de deslocamento do autor da ação e dos advogados. Ele destacou que o reclamante é um idoso de 83 anos de idade, residente em São José da Tapera, município localizado no alto sertão de Alagoas, a 237 km de distância de Maceió.
"O advogado do autor da ação e o da empresa também se encontravam fora da capital, estavam em Minas Gerais. Por isso, decidimos utilizar esse recurso para dar celeridade ao processo e, dessa forma, facilitar a vida de todos os envolvidos", ressaltou o magistrado.
No entanto, o juiz Flávio da Costa ponderou que, apesar da importância da tecnologia e do êxito na celebração do acordo, a solução dos conflitos por meio do WhatsApp e de outros aplicativos não deve ser um procedimento de praxe na Justiça do Trabalho. "Nossa função é resolver conflitos - e não simplesmente processos. Portanto, é necessário ouvir as pessoas 'in loco' e privilegiar os aspectos humanos e sociológicos peculiares ao processo trabalhista. Audiências dessa natureza devem ser feitas somente em casos excepcionais", considerou.
Caso - A ação foi ajuizada no ano de 2017 pelo pai de um trabalhador da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda., que exercia a função de motorista e faleceu em decorrência de um acidente de trabalho. Pelos termos do acordo, a empresa, com sede na cidade de Santa Vitória (MG), comprometeu-se a pagar indenização por dano moral decorrente do acidente.
A primeira audiência por meio de videoconferência na Justiça do Trabalho da 19ª Região foi realizada na 7ª Vara do Trabalho de Maceió no mês de maio de 2017. Naquela ocasião, a sessão foi conduzida pelo juiz do Trabalho Cláudio Márcio Lima dos Santos. O reclamante era um ex-professor de uma escola privada de Maceió e residia na cidade de Foz do Iguaçu (PR). A ferramenta tecnológica utilizada foi a Hangouts, do Google, que também permite a transmissão de sons e imagens em tempo real.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
