TRT/AL realiza audiência de conciliação por WhatsApp
Inovação foi conduzida pelo juiz Flávio Luiz da Costa
Na última terça-feira (05.02), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) utilizou a tecnologia para superar distância e solucionar, com rapidez, mais um litígio trabalhista. Na ocasião, as partes firmaram acordo em audiência de conciliação realizada por chamada de vídeo feita pelo aplicativo WhatsApp. A sessão foi conduzida pelo juiz do Trabalho Flávio Luiz da Costa.
De acordo com o magistrado, a opção de utilizar o aplicativo levou em consideração a dificuldade de deslocamento do autor da ação e dos advogados. Ele destacou que o reclamante é um idoso de 83 anos de idade, residente em São José da Tapera, município localizado no alto sertão de Alagoas, a 237 km de distância de Maceió.
"O advogado do autor da ação e o da empresa também se encontravam fora da capital, estavam em Minas Gerais. Por isso, decidimos utilizar esse recurso para dar celeridade ao processo e, dessa forma, facilitar a vida de todos os envolvidos", ressaltou o magistrado.
No entanto, o juiz Flávio da Costa ponderou que, apesar da importância da tecnologia e do êxito na celebração do acordo, a solução dos conflitos por meio do WhatsApp e de outros aplicativos não deve ser um procedimento de praxe na Justiça do Trabalho. "Nossa função é resolver conflitos - e não simplesmente processos. Portanto, é necessário ouvir as pessoas 'in loco' e privilegiar os aspectos humanos e sociológicos peculiares ao processo trabalhista. Audiências dessa natureza devem ser feitas somente em casos excepcionais", considerou.
Caso - A ação foi ajuizada no ano de 2017 pelo pai de um trabalhador da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool Ltda., que exercia a função de motorista e faleceu em decorrência de um acidente de trabalho. Pelos termos do acordo, a empresa, com sede na cidade de Santa Vitória (MG), comprometeu-se a pagar indenização por dano moral decorrente do acidente.
A primeira audiência por meio de videoconferência na Justiça do Trabalho da 19ª Região foi realizada na 7ª Vara do Trabalho de Maceió no mês de maio de 2017. Naquela ocasião, a sessão foi conduzida pelo juiz do Trabalho Cláudio Márcio Lima dos Santos. O reclamante era um ex-professor de uma escola privada de Maceió e residia na cidade de Foz do Iguaçu (PR). A ferramenta tecnológica utilizada foi a Hangouts, do Google, que também permite a transmissão de sons e imagens em tempo real.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
